18 de julho de 2013

Resenha: Todas as Estrelas do Céu, de Enderson Rafael

Título: Todas as Estrelas do Céu
Autor: Enderson Rafael
Editora: Novas Ideias
Páginas: 160

Sinopse:
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.
"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

Há um bom tempo, antes mesmo de ter criado o blog há 3 anos, eu já tinha ouvido falar de Todas as Estrelas do Céu e o quão arrebatadora era sua história. 

Blogueiras chorando em suas vídeo-resenhas, tentando expressar em palavras como era verdadeiro o romance presente neste livro. Enlouquecidamente, todas as pessoas que eu conheci na época que entrei para o meio literário, ou morriam de amores por ele, ou queriam lê-lo mais do que tudo. Eu não fiquei indiferente, sempre esteve presente em minha lista de desejados porque seu preço era elevado. Mas isso só nutriu a vontade de ler tal livro...

Os anos se passaram, as tecnologias referentes à leitura evoluíram, e o leitor digital chegou ao Brasil no final de 2012, expandindo o mercado -ainda um pouco reprimido hoje- da literatura nacional. E essa foi a minha chance de, enfim, depois de MUITAS expectativas, colocar as mãos em Todas as Estrelas do Céu e me deliciar com a incrível história de amor proibido entre dois irmãos.

Só que não foi isso que achei...

O romance conta a história de Caroline e seu irmão adotivo, mais velho, Leandro. Ambos sentem um pelo outro uma atração que não deveria existir. São mais carinhosos e compreensivos. Contudo, eles são irmãos, e Leandro ser adotado não faz a menor diferença: perante a sociedade, e legalmente, eles nunca poderão estar juntos. E é contrariando tudo e todos que eles vivem um romance às escondidas, sempre imaginando como será quando forem descobertos.

"Sabe, Lê? Eu acho que a vida é um grande jogo. Só que o cara que o fez não deixou todas as regras bem claras. Aí, nós acabamos por jogar errado e quebrar a cara."

Antes de iniciar o primeiro capítulo, o autor faz comentários sobre o surgimento do Todas, dizendo que o "'Todas as Estrelas do Céu' é um romance adolescente, e portanto, equivocado, imperfeito, e por vezes incoerente. Para um adulto". Sim, o livro é tudo isso, pois foi escrito quando Enderson tinha 19 anos.

Capa da 1ª edição.
Contudo, não consegui deixar de notar o quanto falta lapidar o texto do Enderson Rafael de 14 anos atrás. Minhas altas expectativas foram diminuindo e se tornando irritação enquanto o lia. Não consegui me apegar aos personagens; tudo acontecia rápido; eles pareciam certinhos, querendo passar todos os detalhes sobre algo ou lugar ao leitor. A escrita simples, porém imatura, tornou o livro rápido de se ler, mas sem muita emoção. 

Considero o Todas um livro regionalista, pois há citações, em excesso, de lugares durante a narrativa que eu não conheço realmente, só ouvi falar, e apenas quem mora ou frequenta tais lugares vai saber se localizar nos acontecimentos. 

Leandro dá uma escorregada em um ponto da história que achei boa para a trama, e acaba mudando o rumo dos personagens, fazendo-os duvidar se realmente o que sentiam era amor.

Mas o que realmente me incomodou -depois dos pontos acima- foi o final. Não gosto de comentar sobre finais para evitar spoilers, então, só vou dizer que achei muito exagerado para uma história que seguiu quase toda num tom neutro.

Já disse em outras resenhas que não gosto de terminar uma história e não ter gostado dela. Ainda mais quando dizem ser tão boa, como aconteceu com A Culpa é das Estrelas, O Livro Selvagem, e outros, e agora o Todas as Estrelas do Céu.

Entendo o trabalho que o autor teve para escrever o livro. Óbvio que é um processo difícil, mas não entendi o porquê de todo o hype que fizeram sobre a história, se o livro é tão rústico. Se, hoje, fosse reescrito, trazendo personagens mais marcantes, que transmitissem mais suas emoções aos leitores nos momentos certos, diminuindo (muito) o regionalismo e as referências específicas que citei, acredito que ficaria mais saboroso.

E você, já leu? Gostou?
Quero saber outras opiniões -será que estou tão errado assim? oO


   ~ Links ~   

Todas as Estrelas do Céu pode ser encontrado em:
Skoob     |     Amazon (e-book)     



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails