6 de maio de 2013

Resenha: Middle School - My Brother Is a Big, Fat Liar, de James Patterson e Lisa Papademetriou

Título: Middle School - My Brother Is a Big, Fat Liar
Série: Middle School #3
Autor: James Patterson e Lisa Papademetriou
Editora: Little, Brown and Company
Páginas: 288

Sinopse:
Georgia Khatchadorian planeja se dar bem em todas as áreas que seu irmão criador de caso falhou no Hills Village Middle School. Ela até mesmo apostou que iria rapidamente se tornar uma das garotas mais populares na escola. Mas Rafa deixou seu legado na HVMS e ninguém dará uma chance à Georgia! Pior: Rafa sem aviso escreveu a banda dela para tocar no baile da escola e agora ela está apavorada por passar vergonha na frente das "Princesas" esnobes que mandam na escola e no carinha que chama sua atenção. Ela conseguirá superar seus medos e ganhar a aposta que fez com Rafa? Descubra A VERDADE sobre a irmã de Rafa Khatchadorian na primeira história do ensino fundamental sob o ponto de vista hilário de Georgia: uma garota que está pronta pra dizer tudo aquilo que pensa!
(Tradução: Alba Milena)

Bombástico! Estou para achá-lo até melhor do que o segundo!

Clique para ampliar.
O quê? Cadê o Rafa?, você me pergunta neste momento.

É, queridos leitores, o terceiro livro da série Middle School é todinho narrado pela irmã chata do Rafa (pelo menos para ele), Georgia Khatchadorian.

Agora é a vez dela contar sua história, porque acaba de ingressar e tomar o lugar do irmão na Hills Village Middle School. Pelo menos é o que todos os professores acham, e ela, que sempre foi extremamente inteligente, terá o desafio de se provar nerd em meio aos malucos daquela escola, e tentar, ainda, fazer parte do badalado e restrito grupo das Princesas -que são as garotas mais populares e esnobes da escola.

Assim como o irmão, Georgia também se arrisca nos desenhos, dessa vez com traços mais simples, imagens mais limpas, contendo ainda grade carga de informação, afinal, ela precisa relatar como será seu ano escolar naquela escola de onde o irmão foi expulso no livro 1.


Ao ser reconhecida na escola pelos professores como "a irmã do Rafa Khatchadorian" -é assim que a pobre coitada é chamada por lá!- passa a sofrer os efeitos do legado que o irmão deixou. Ela consegue transmitir os sentimentos para os leitores, as sensações de quando é tratada como a irmã de fulano, sem que tenha espaço para se mostrar para eles como a garota esperta e inteligente que sempre foi.


Paralelamente, Georgia encontra algumas amigas que têm uma banda, e passa a fazer parte como a guitarrista. O detalhe é que ela praticamente não toca nada, e estão sem uma vocalista, mas gostariam se apresentar no festival da escola, afinal, elas já têm uma grande fã: Rhonda. O que elas precisam é de um empurrãozinho para realizar o sonho.

Rhonda, a amiga grudenta.

Como de costume, My Brother Is a Big, Fat Liar também trata de problemas da pré-adolescência, como o bullying (mais uma vez), as tentativas de socialização e aceitação em um ambiente diferente. E claro, além desses, há um assunto muito delicado, que não falarei por ser o maior spoiler da história, mas que é muito bem tratado para a idade a que o livro se destina e, para mim, é a cereja deste bolo delicioso.

Minha conclusão, após ter lido em sequência os 3 primeiros livros da série Middle School -só não li o 4º porque só será lançado em 24/06-, é a de que se você gosta do gênero infanto-juvenil, procura uma história interessante, com personagens sarcásticos, situações engraçadas, e que passam pelos dilemas da vida, com ótimas ilustrações, você deve dar uma chance para a série. E não se arrependerá. E se, assim como eu, quiser treinar Inglês, aposte também nos livros estrangeiros.



  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Escola (Middle School):
[ 4 ] How I Survived Bullies, Broccoli, and Snake Hill 

[ * ] I Funny

   ~ Links ~   

My Brother Is a Big, Fat Liar pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob     |      Trecho do Livro     |     Amazon.com.br 




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails