17 de abril de 2013

Resenha: Escola - Os Piores Anos da Minha Vida, de James Patterson e Chris Tebbetts

Título: Escola - Os Piores Anos da Minha Vida
Série: Escola #1
Autor: James Patterson e Chris Tebbetts
Editora: Arqueiro
Páginas: 288

Sinopse:

É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?

Uma série que me conquistou e me deixou um pouco... viciado, é Escola (Middle School), de James Patterson. Li o primeiro, e não me segurei com relação aos outros dois já lançados, então confira o que achei!
Editora Arqueiro
James Patterson é famoso por suas histórias policiais, como as séries Alex Cross e Clube das Mulheres Contra o Crime, mas também já passou por romances, como o emocionante O Diário de Suzana para Nicolas e muitos outros títulos juvenis, como a série Maximum Ride.

Desta vez, Patterson direcionou a série Middle School ao público infantojuvenil. Vou me referir à esta série com o termo em inglês, pois faz um pouco mais de sentido que somente Escola, como foi traduzido, já que "middle school" se refere ao nosso Ensino Fundamental, e também porque li aos outros dois em inglês, e é assim que se chama.

Rafa Khatchadorian está começando o sexto ano na Escola Municipal de Hills Village/Prisão de Segurança Máxima, e em seus primeiros minutos por lá já tem certeza de que estão só começando "Os Piores Anos da Minha Vida". Os professores são incríveis monstros demoníacos -frutos de uma mente muito fértil, mas nem tão irreais assim- que só castigam os alunos, e seu colega de classe -me refiro a Miller Matador- já escolheu seu próximo alvo. Mas nem tudo é tão ruim: Jeanne Galetta também chegou à EMHV e já mexeu com seu coração.

Deu para perceber que Rafa só tinha um calvário à sua frente. Tinha, por que seu melhor amigo Leo -eles não se desgrudam!- teve a melhor ideia de todos os tempos: para que ele não tenha um ano tão chato, porque não quebrar todas as regras da escola? E é assim que Rafa começa sua jornada tocando o terror pelo sexto ano com a Operação R.A.F.A. Cada regra quebrada com sucesso contabiliza pontos, e Rafa já começa com tudo.

Clique para ampliar.

Sendo este o primeiro da série, esperava ser realmente cativante, mas não foi bem assim. Os personagens são muito interessantes. Incluo aqui também a irmã chatinha, Georgia, de quem falarei mais no terceiro livro.

Se vocês derem uma olhadinha pelo blog, vão ver que adoro Diários de um Banana, e aquele formato já havia se tornado um padrão para mim ao que se refere a livros que misturam história e ilustrações. Ver uma nova abordagem para o mesmo estilo foi impactante, de certo modo. Demorei a me acostumar com as ilustrações que são bem detalhadas aqui.

Clique para ampliar.

Outros dois pontos que me incomodaram muito neste livro foram que (1) todo mundo na face da terra chama o personagem de Rafa. Olha, meu nome é Rafael, mas nem por isso as pessoas me chamam de Rafa o tempo todo! Principalmente professores, diretores, em documentos, por desconhecidos... No boletim dele tem escrito "Rafa K.", mas só bem depois os leitores são apresentados ao seu "verdadeiro nome", Rafael.

(2) Os autores quiseram, várias vezes, indicar a aparição de algumas ilustrações com frases do tipo: "Então Rafa fez isso, olhe como ficou: [imagem]". Fica muito chato quanto o autor quer vejamos uma imagem que está na nossa cara, indicando-a. Diário de um Banana também é repleto de ilustrações, mas nunca explicitou tanto que o leitor deveria vê-la. Conseguiram captar a ideia? Pareceu meio... amador? o_O

Vários assuntos são bordados no livro, como bullying, a mãe estar noiva do Urso (como é apelidado) e este ser folgado e estúpido com todos da casa, entre outros.

Clique para ampliar.

Passei por cima dessas duas observações negativas que eu percebi, ao final de tudo. E valeu a pena ter livro esse primeiro livro, porque fiquei muito curioso para saber como seriam os seguintes, então corri ler em inglês, mesmo. E não me arrependi. Aliás, fiquei muito viciado e li o terceiro em seguida (raramente faço isso com séries)! Aguardem o próximo post com a resenha de Get Me Out of Here!


  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Escola (Middle School):
[ 4 ] How I Survived Bullies, Broccoli, and Snake Hill 

[ * ] I Funny

   ~ Links ~   

Escola - Os Piores Anos da Minha Vida pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob     |      Trecho do Livro 

Submarino.com.br




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails