3 de abril de 2013

Autores e seus Personagens: Nicholas Sparks

Um Amor Para Recordar, Querido John, Uma Carta de Amor, A Última Música, Diário de Uma Paixão, Noites de Tormenta, O Milagre, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim, À Primeira Vista, O Casamento, Uma Curva na Estrada, O Guardião...

Acredito que não seja nenhuma novidade o que acabou de ler, não é? Sim, sendo você um(a) leitor(a) assíduo(a), é muito provável que já tenha lido ou, ao menos, ouvido falar em tais obras -- seja aqui no Lembra Daquela História? ou em outros blogs literários pela internet.

Contudo, algo me diz (um sussurro que incomoda-me sempre) que podem existir extraterrestres de plantão, e é bom lembrar que essa coluna Autores e seus Personagens tem como um dos seus objetivos principais informar e esclarecer elementos do círculo autor-personagem. Então, quando citei esses títulos, referia-me a histórias de amor que já fizeram a alegria de casais apaixonados, e daqueles que gostariam de se apaixonar (estou nessa lista o.O). 

E o que essas obras têm em comum, além da temática? A resposta é óbvia, não preciso nem oferecer meio milhão de reais para atiçar seus neurônios. Claro, todas elas foram escritas por uma pessoa, o americano Nicholas Sparks.

Com dezoito romances dramáticos publicados e sete adaptações para o cinema, o americano Nicholas Sparks ganhou espaço e dinheiro ( $ é importante também, não é?) e se tornou o mais novo queridinho dos apaixonados.


QUEM É NICHOLAS SPARKS?

Nicholas Sparks nasceu em 31 de Dezembro de 1965, filho de um professor universitário e de uma dona de casa, ele é o segundo de três filhos.

Agora, curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta, sonho que teria de abdicar devido a um acidente. Começou a escrever na faculdade, mas nenhum manuscrito dessa época foi publicado. Só mais tarde, surge Theresa Park, uma agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance Diário de uma Paixão à Time Warner Book Group.

O romance chegou às prateleiras das livrarias em outubro de 1996 e ocupou o primeiro lugar na lista de Best-Sellers do New York Times em sua primeira semana de lançamento. Com o sucesso de vendas de seu primeiro romance, Sparks mudou-se com a família para New Bern, Carolina do Norte, onde ainda escreveria muitos outros best-sellers.

Com a publicação dos livros A Última Música e Querido John, Nicholas Spaks tornou-se bem conhecido no Brasil. Ele, além de romancista, contribui com doações para projetos de caridade locais e nacionais, e para programas como o Programa Creative Writing da Universidade de Notre Dame, para a qual colabora com doações de bolsas de estudo, estágios e uma contribuição anual.

Mesmo não sendo fã de romances água com açúcar, leio Nicholas Sparks. 
Melhor Sparks do que Stephenie Meyer, assim prefiro!

A temática que envolve as personagens dos livros de Nicholas Sparks é o amor, sempre o amor, claro, com doses de sacrifícios (abdicar de algo ou alguém para a felicidade do outro ou de si mesmo), perdas (morte precoce de algum personagem ou doença mortal), conflitos amorosos e diálogos sedentos de paixão, de dor, de emoções à flor da pele, necessidade de amar novamente etc., então, não houve como Nicholas escapar de ser sinônimo de "novela mexicana" da literatura, afinal, não é por acaso que os críticos ficam por aí dizendo que o estilo literário dele é repetitivo e preso à formulas comerciais. 

E, antes de qualquer coisa, ou seja, antes que algum fã do autor jogue pedras em mim, saiba que o que foi posto acima não desmerece o trabalho desse grande autor (e outra, gosto muito de A Usurpadora). Trata-se apenas de uma visão crítica, pois é esse o meu trabalho aqui. Os livros de Nicholas Sparks são bons, muito bons :), mas acaba ficando nítido para qualquer leitor(a) assíduo(a) que em suas narrativas o autor utiliza elementos e personagens que vão sensibilizar os leitores, para, assim, alavancar ainda mais o sucesso de seus livros.


CURIOSIDADES

  • Em 2009 e 2011 o autor lucrou US$16 milhões cada ano, já em 2010, míseros U$14 milhões.
  • Sua irmã caçula, Danielle Sparks, faleceu aos 33 anos e serviu de inspiração para criar a personagem principal do livro Um Amor Para Recordar.
  • Em 2008, a Entertainment Weekly publicou uma matéria onde falavam sobre uma doação, de aproximadamente 10 milhões de dólares, que Sparks e sua esposa haviam feito para começar um colégio internacional, privado e cristão, chamado The Epiphany School, o qual enfatiza o conhecimento pessoal.

Todas as resenhas do autor Nicholas Sparks: 


-
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails