6 de março de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick

Título: O Lado Bom da Vida
Título Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

Ele não sabia de nada. Nem eu.

O filme foi lançado em 2012, a atriz Jeniffer Lawrence (Jogos Vorazes) já ganhou um Oscar de melhor atriz com sua personagem, e eu nem a sinopse do livro tinha lido, muito menos visto o trailer do filme. Como um bom leitor, após várias indicações positivas, achei que seria uma boa hora para ler O Lado Bom da Vida.

Pat Peoples sai de uma clínica psiquiátrica pronto para reencontrar sua esposa Nikki e acabar com o "tempo separados". Contudo, ele não vê mais as fotos de seu casamento espalhadas pela casa da mãe, e Nikki sequer é mencionada por lá, e percebe que não sabe quanto tempo passou no "lugar ruim". Usa a prática de exercícios pesados como válvula de escape para os problemas da reconstrução de sua nova vida. Com as corridas diárias, ele se aproxima de Tiffany, uma mulher -meio agressiva- que tem dificuldades em superar a perda de seu marido, e também faz acompanhamento psicológico.

A faixa central da capa não é meramente ilustrativa, faz alusão aos jogos de futebol americano, que praticamente regem o humor do pai de Pat, e os faz se aproximarem ou se afastarem. Nesse contexto ele conhece um lado diferente de seu psicólogo, Cliff: o lado amigo. Mesmo com esse lado esportivo da história, que não ligo muito (ainda mais futebol americano que não entendo bulhufas), acabei gostando das coisas que acontecem, e não tiraria essas partes da história. Vai por mim.

Durante a leitura é perceptível que todas as pessoas com quem Pat tem contato querem esconder dele seu próprio passado. Ninguém comenta sobre seu casamento ou relacionamento com Nikki. Até sua própria mãe foge do assunto e inventa desculpas esfarrapadas. E que ele acredita. Seu único propósito é reencontrá-la, pois agora é a vez dele assistir ao seu próprio filme da vida, e como nos filmes, ele só espera o final feliz.

— Meu  Deus, eu sinto tanta saudade, Nikki — digo, mas a foto permanece silenciosa como sempre.  — Desculpe-me por não ter gostado dessa foto a princípio, porque você não acreditaria no quanto eu gosto dela agora. Sei que disse a você que esse não era um presente muito bom, antes de eu começar a praticar ser gentil em vez de ter razão. 

Sabe que foi uma leitura de 3 dias, pós-ressaca literária. Foi este livro que "me reergueu" literariamente falando. A forma como a história de Pat segue, com os segredos surgindo e ninguém para revelá-los só faz com que o leitor crie teorias mirabolantes sobre o que é que aconteceu no passado, e como será no futuro.

Vemos tudo sobre Pat durante o livro, seus altos e seus baixos. E tem o lance com o saxofonista Kenny G, a relação com o irmão, a amizade de Tiffany, e todo seu próprio passado obscuro, clareado aos poucos de forma intrigante.

Gostei muito do livro (deu pra perceber, né?) e recomendo. A leitura é fácil, é rápida, é intrigante, é prazerosa. O que mais você quer? :D


Trailer do filme


   ~ Links ~   

O Lado Bom da Vida pode ser encontrado em:
Skoob     |     Trecho do Livro     |     Amazon (versão Kindle) 

Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails