30 de janeiro de 2013

Resenha: A Vez da Minha Vida, de Cecelia Ahern

Título: A Vez da Minha Vida
Título Original: The Time of My Life
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384

Sinopse:
Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.. 

Já pensou em se encontrar pessoalmente com sua Vida?

É o que Lucy Silchester precisa fazer urgentemente. Ela sabe que está se afundando mais a cada dia, porque para cada ação que toma em sua vida, foi gerada uma mentira para justificá-la. Até quando Lucy conseguirá suportar tanta pressão sobre si mesma?

Apesar de que ela acha que está tudo bem, e que está controlando tudo perfeitamente, mesmo com sua família e amigos cada vez mais distantes... Então, para dar um basta a isso, sua Vida é contratada para ajudá-la, e Lucy começa a receber cartas informando a hora e o local. Óbvio que ela ignora, afinal, quem é que gostaria de se encontrar com sua própria vida? Até que, sem saída ela cede e vai para o tal encontro.

Ela já tinha lido numa revista sobre esses encontros com a vida, e a mulher falava que tinha mudado completamente e estava super feliz. Papo de revista. Sua vida é, na verdade, um homem desleixado, barbudo e com mau hálito.

Vida está lá para ajudá-la, mostrá-la que do jeito que está -de mal a pior- não dá mais para ficar. Ele é o reflexo dela, do que ela plantou e está colhendo. Ele é a vida de Lucy. Se ele está nessas péssimas condições, é porque a própria vida de Lucy está assim, confusa e desleixada. Através de um "jogo" em que para cada mentira que ela conta, Vida conta uma verdade sobre ela, Lucy passa a perceber o quão errada está ao mentir tanto.

Mas se você acha que ela simplesmente vai parar de mentir, está enganado, porque MUITA história ainda tem para acontecer, como um cara misterioso que passa a conversar com ela desde uma ligação por engano para seu celular, as situações hilárias no trabalho, os romances, e mais. Além de que ela tem que consertar tudo o que falou, mesmo que as consequências sejam péssimas.

Queria falar mais, mas vou acabar contando o livro todo, principalmente quando a história tem tantos acontecimentos, como é A Vez da Minha Vida.


Os vários personagens são todos muito bem construídos, com conteúdo e divertidos. Cada um tem sua história, o que faz nos aprofundarmos mais no cotidiano de Lucy, até porque todos eles estão envolvidos na vida dela -nas confusões da vida dela. O ex-namorado astro de um programa de viagens na TV, a mãe que não desce do salto, o pai que não tolera erros, os amigos tão próximos, o rapaz do telefone, a vizinha do apartamento -uma das partes mais tocantes na leitura-, o rapaz da limpeza do carpete... enfim!

Se não fosse a resenha do Tiago, do blog O Capítulo do Livro, dificilmente eu o teria lido tão cedo. Gostei tanto da resenha que, deixei um comentário e, irresistivelmente, busquei o livro na estante e li as primeiras páginas. Não me senti preso pelo livro. Aliás, foi bem cansativo o começo, mas resisti. Se você começou e não conseguiu engatar a leitura, RESISTA às, sei lá, cem primeiras páginas, porque depois melhora muito. Foi só a partir daí que tudo fez sentido e não consegui mais largar, nem parar de pensar nele. Oras, li suas 384 páginas em 4 dias (o que é um grande avanço para quem lê devagar como eu!). Acho que consegui te incentivar só com isso, né? :D

Aposto que não passei o que queria exatamente quando comecei a escrever esta resenha. O livro tem seus altos e baixos, e, se você conseguir superar as partes "baixas" do início, vai perceber que as partes "altas" valem a pena!

A mensagem que Cecelia Ahern passa é muito legal. Como seria se houvesse uma agência de Vidas e a sua viesse de encontro a você? Eu gostaria muito de conversar com a minha vida. Tenho tanto papo, haha!

Leia, talvez agora seja a vez da sua vida.



   ~ Links ~   

A Vez da Minha Vida pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Site da Editora     |     Trecho do livro     

Submarino.com.br


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails