17 de janeiro de 2013

Autores e seus Personagens: Tilly Bagshawe (A discípula)

Olá, amigos e amigas... Sentiram saudades? 

Bem, devido ao sucesso do post Autores e seus Personagens: Sidney Sheldon resolvi fazer uma continuação. E o motivo para isso é bem simples: mesmo após sua morte, Sidney Sheldon ainda é um dos autores mais vendidos do mundo – figura no Guinness World Records como um dos escritores mais traduzidos do mundo. Ele é também o único escritor a ter ganhado um Oscar, um Tony e um Edgar.

Quando Sidney Sheldon faleceu em 30 de janeiro de 2007, os fãs caíram no abismo (inclusive eu). Como iríamos sobreviver sem mais um novo romance do grande Sidney Sheldon, sem os personagens maravilhosos, as situações dramáticas ou as cenas hot? Foi nesse momento que a viúva Alexandra Sheldon intercedeu. No ramo literário é comum que famílias de autores consagrados  transformem seus nomes em "marcas" após sua morte e convidem algum novo autor para dar continuidade ao legado. Tilly Bagshawe foi a escolhida.

Tinha que ser ela (Tilly caiu nas graças da família Sheldon antes mesmo da morte do escritor). E não poderia ser outra, digo isto, pois, enquanto elaborava o post, vi em certos blogs muitas opiniões negativas sobre Tilly Bagshawe ter sido a escolhida, onde as opiniões (que não concordo em nada) se resumem em "não vejo o estilo do Sheldon nas novas obras". Bem, deixe-me esclarecer alguns pontos: 


  • objetivo, neste projeto, da família Sheldon, é que a nova geração de leitores tenha a oportunidade de conhecer as obras e o estilo do grande Sidney Sheldon (claro, também não precisamos ser hipócritas, há desejo financeiro nisso tudo).  
  • Não vejo necessidade de ficar lembrando, contudo, devido aos últimos pormenores içados no inicio desse post, é preciso ser dito que Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe são duas pessoas diferentes, mas com semelhanças na escrita.
  • Tilly Bagshawe não saiu do nada, como muitos fãs (leigos) do Sidney Sheldon argumentam. Ela é britânica, jornalista e romancista. Ela era apaixonada pelos romances do Sidney Sheldon, e muito do seu estilo se deve ao próprio Sheldon. 
  • Num certo dia de sol :) Tilly enviou seu romance "Adorada" junto a uma carta para seu escritor favorito. Nunca passou pela cabeça de Tilly que o grande Sidney Sheldon responderia sua humilde carta ou que ele leria seu livro. Contudo, alguns meses depois, Sheldon respondeu elogiado-a pela obra e solicitando um encontro com ela. Infelizmente o autor faleceu antes deste encontro acontecer.  
  • Tilly Bagshawe é fiel ao estilo melodramático do Sidney Sheldon. A esposa do autor, Alexandra Sheldon, acompanha de perto a construção dos livros para que nada fuja daquilo que o autor escreveria de fato.


Ao todo, Sidney Sheldon publicou 25 livros. Após a sua morte, a família de Sheldon autorizou Tilly Bagshawe a publicar uma continuação da saga familiar dos Blackwells de O Reverso da Medalha, A Senhora do Jogo, já que, conjectura-se, que tal continuação era um desejo do próprio Sheldon. Tilly Bagshawe, a discípula, fez um trabalho extraordinário, trouxe de volta tudo o que os livros de Sidney Sheldon tem de melhor: personagens complexos e marcantes, muitas intrigas e reviravoltas, e aquele famoso suspense melodramático que nos impede de largar o livro até terminá-lo.

"Sidney Sheldon é meu ídolo desde a adolescência. Foi uma grande responsabilidade ter meu nome associado a uma marca tão forte", disse Tilly Bagshawe à Revista Veja.

Nas mãos de Tilly Bagshawe, os livros com a marca Sidney Sheldon continuam sendo estrelados por personagens femininas sofridas e fortes. É possível sentir o estilo do Sheldon ecoando pelas páginas - como se seu espírito genial continuasse entre nós. Só para constar, até agora já são três livros publicados: A Senhora do Jogo (2009), Depois da Escuridão (2010), Anjo da Escuridão (2012), os dois últimos são enredos independentes, criados pela Tilly Bagshawe, mantendo o estilo do mestre.


CURIOSIDADES

  • Como em obras posteriores, A Senhora do Jogo (2009) não trai o espírito de Sheldon. Tilly buscou ser fiel até nas escolhas vocabulares do escritor – contando com a colaboração da viúva Alexandra, que fiscalizou cada palavra do livro. 
  • No livro A Senhora do Jogo (2009) há uma cena na qual um paparazzo está pendurado em uma árvore para obter uma foto de Eve Blackwell. Tilly dizia que o frio era tanto que estava congelando uma parte íntima (o termo era grosseiro) do personagem. Alexandra Sheldon observou que o marido teria preferido outra palavra. Versão final: o fotógrafo estava ficando com o traseiro congelado.
  • Na indústria póstuma, a marca às vezes não é um escritor ou um livro, mas, como vemos por aí, um personagem memorável. O exemplo ancestral é o Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, licenciado para os mais diversos usos – em livros, no cinema, na publicidade, nessa categoria, entra também o James Bond, de Ian Fleming, que ganhou uma inesgotável sobrevida no cinema e em romances de outros autores. Por sua vez, Sidney Sheldon não ficou associado a uma única criatura, pois ele foi o criador de uma numerosa galeria de mulheres sofredoras e determinadas (inseridas num enredo digno das câmeras de Hollywood), ou seja, seu estilo narrativo transformou-se em um legado.
 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

7 comentários:

Infelizmente não consegui gostar da escrita dela.. Sempre li os livros do Sidney Sheldon em no máximo 2 dias, to levando 3 anos pra ler senhora do jogo pq não me agradou, to me forçando a ler pra ver se gosto de algo, mas não me prende.. Agora os livros somente dele me prende, me transporta pra outro lugar, é inexplicável..

Olá, sou fã de Sidney Sheldon, e posso dizer que já li quase todos seus livros, sendo que alguns li mais de uma vez, mas também já sou fã de Tilly Bagshawe e já li "A Senhora do jogo" e "Quem tem medo do escuro", e amei os dois, agora estou lendo "Sombras de um verão". Amo todos os livros de Sidney Sheldon e gostaria de saber se tem algum livro que é a continuação do livro " A ira dos anjos", acho que a Jennifer Paker merece uma continuação...

Eu li todos os livros do Sidney Sheldon adoro agora estou lendo Depois da escuridão até o momento estou gostando não terminei ainda.

Li anjo da escuridão e me surpreendi muito. Ela tem muito talento e sua escrita e realmente muito parecida com a do Sheldon.

Sou fanatica por Sheldon, li todos seus livros mais de uma vez. Fiquei feliz por ter encontrar Tilly Bagshawe, uma escritorio a altura do meu idolo.

Sou apaixonada por Sheldon, já li todos, e da Tilly também, ela é muito talentosa, lembra muito Sheldon com o toque especial dela, eu amo e espero que continue...

Eu discordo! Entendo perfeitamente que ambos são pessoas diferentes, mas como uma fã dos romances de Sheldon, a mesma deveria entender os termos utilizados pelo mesmo para descrever certas coisas. Sheldon nunca agrediu ou incomodou ninguém em suas obras. Nunca feriu a imagem de alguem mesmo que aquilo fosse um fato. No momento estou lendo "Em busca de um novo amanhã" e tenho percebido que há varias frases e termos grosseiros que tambem ferem pessoas mesmo que seja um fato, alem disso, percebo falta de conhecimento de algumas confusões com os termos "acompanhante de luxo" e "prostituta" no qual eu espero sinceramente que seja apenas um descuido por parte da tradução, pois sao coisas diferentes onde as duas palavras são usadas como se fossem a mesma coisa. Eu confesso que tenho ficado muito triste ao perceber a preguiça e falta de cuidado e carinho com as palavras. Quanto a "A Senhora do Jogo" eu já me sinto um pouco diferente, a escrita parece mais aproximada, porem alguns acontecimentos e decisões de personagens achei que o Sheldon daria rumos diferentes quanto a isso.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails