22 de agosto de 2012

Resenha: Fallen, de Lauren Kate

Título: Fallen
Título Original: Fallen
Série: Fallen #1
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 406

Sinopse:
Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso, ele captura a atenção de Luce Price desde o momento que ela o vê em seu primeiro dia no internato Sword & Cross, em Savannah, Georgia. Ele é o único brilho em um lugar onde celulares são proibidos, os outros alunos são toscos e câmeras de seguranças acompanham todos os movimentos. Mesmo que Daniel não queira nada com Luce, e faz com que isso fique bem claro, ela não consegue deixar pra lá. Atraída por ele como uma mariposa é atraída por uma chama, ela tem que descobrir o que Daniel está tão desesperado pra esconder, mesmo que isso possa matá-la.

Veja bem... Fallen, aliás, a série toda, se vende, primeiramente, pela capa. Meu exemplar foi obtido exclusivamente pela vontade que tinha de tê-lo em minha estante. Não tanto pela história, nem pelo romance. Pela capa. É uma das mais bonitas que já vi. E vocês sabem que a modelo é brasileira, né? Confira o acervo incrível de imagens de Fernanda Brussi.

O livro, cumprido seu papel de atrair o leitor pela capa (com todo o direito e dever, porque é para isso que ela serve), contém uma história:

Luce Price é uma adolescente de 17 anos, que foi mandada ao reformatório de Sword & Cross, por ser considerada perigosa após a acusação da morte do namorado, que morreu queimado. Ela não tem o apoio que necessita dos pais, que concordam que será o melhor para ela.

A nova escola emana um ar gótico e sombrio. Luce se sente estranha ao se relacionar com tantas pessoas esquisitas, de caráter duvidoso. Todos estão ali por terem feito algo bem errado. Conhece Ariane, uma personagem impulsiva e falante, Cam, o doce amigo que está sempre buscado uma brecha para se relacionar com Luce, Penn a verdadeira amiga, e o badboy Daniel, por quem sente uma atração indescritível desde o primeiro olhar. Ele a detesta.

Luce foi parar no reformatório por algo que não teve culpa, mas... ela não é uma pessoa "normal". Ela vê sombras. E estão presentes em qualquer momento, prontas para atacá-la. Isso pode ser muito perigoso, tanto para ela, quanto para quem está ao seu redor. Pode ser fatal.

A atração que Luce sente por Daniel é tamanha que ela inicia uma busca por informações sobre a vida dele. Quem é este rapaz tão misterioso? Por que ele parece tão familiar?


Quanto à narrativa, Lauren Kate fez bom trabalho na fluidez do texto, com boas descrições de ambientes internos, porém, descrições de ambientes externos e cenas de batalha deixam a desejar, pois parecem confusas. Me sentia perdido sempre que Luce se aventurava para fora da escola, pois no mesmo parágrafo em que a personagem está andando até um lugar longe, na frase seguinte ela já chegou.

A Editora Galera Record acertou a mão em manter a capa original, uma diagramação excelente, com fonte bem grande, papel pólen (aquele amarelo) que todo mundo ama. Contudo, minha 4ª edição não tem a tão famosa "capa emborrachada", e contém muitos erros de concordância e erros de digitação. Estou citando estes problemas, pois esta não é mais a 1ª edição, então tudo isso já deveria ter sido corrigido, a meu ver.

Querendo ou não, em alguma hora eu leria Fallen. A sinopse é interessante, mas a história é sem-graça em 75% do livro. A cada cinquenta páginas eu me perguntava "Tá, e quando vai acontecer alguma coisa?". Sim, as 300 primeiras páginas são fáceis de se ler, mas não têm conteúdos relevantes à história. Pega certo ritmo de ação ao final, em que as situações tornam-se um pouco mais complicadas, com algumas revelações que esperamos ter desde o início. Nada muito profundo, pois tudo ficará por conta dos próximos volumes.

Na época do lançamento, acompanhei muitas resenhas e comentários, tanto positivos, quanto negativos. Estes últimos tinham feito com que eu deixasse de querer ler o livro. E foi assim por um tempo. Passou mais de um ano, e uma ideia que ficou foi: "Não adianta odiar um livro sem lê-lo, preciso ter minha própria experiência com ele. Se não gostar, pelo menos posso justificar a razão".

Hoje, tendo lido Fallen -tão criticado, tão amado-, não me arrependo. Tive minha experiência, me entreteve, e quero saber o que vai acontecer no final lendo os próximos volumes da série. Não foi um que-livro-perfeito-leia-por-favor-melhor-que-Harry-Potter -muito, muito longe disso!-, mas essa "introdução" me deixou curioso para conhecer o que virá pela frente.

Você já leu?




  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Fallen:
[ 1 ] Fallen
[ 2 ] Tormenta
[ 3 ] Paixão
[3.5] Apaixonados: Histórias de Amor de Fallen
[ 4 ] Rapture

   ~ Links ~   

Fallen pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Primeiro Capítulo     |     laurenkatebooks.net  

Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails