8 de junho de 2012

Qual livro ler agora? - O Guia Definitivo

Você acabou de acabar um livro, aquele que você ficou extasiado com a leitura e virou o seu favorito daqui pra frente. Como um bom leitor, não vai deixar de ler outros títulos para ficar relendo aquele pelo resto da sua vida (espero!), então precisa escolher qual será o próximo felizardo que terá a honra de ser lido por você.

Se você já tem um acervo, ou vai à uma biblioteca, ou até mesmo ainda precisa comprar o próximo livro, a variedade pode ser imensa, mas... QUAL LIVRO VOCÊ VAI LER AGORA?


Eu sei, esse é o maior problema para um viciado em livros: ter tantas opções, mas ainda assim parecer não ter o livro certo, ou ter vontade de ler todos de uma vez. É uma sensação estranha.

Certos livros, quando acabam, parecem abrir o apetite literário e você encararia qualquer outro que lhe aparecesse. Se 20 livros te agradarem, vai querer ler todos juntos de uma vez! Sobre isso, uma dica que posso te dar para este caso é: comece algum, SÓ UM.

É bem provável (isso acontece muito comigo) que seu humor mude enquanto o lê, e não verá a hora de terminar a história tanto por já ter se cansado dela, justamente por ter começado com euforia, quanto pela a história que é realmente muito boa.

Mas se estiver com mais 19 livros sendo lidos, vai acabar se enrolando e demorando mais ainda para finalizá-lo, porque sua atenção vai ter que ser dividida com todos os outros. Alguns você não vai chegar nem no capítulo 3 e logo vai descartar, porque passará a vontade de lê-lo. Vontade é volátil.

Tente ler um, no máximo dois por vez. Não deixe a euforia tomar conta de você na escolha da próxima leitura.

Agora, a vilã mesmo disso tudo é... A RESSACA LITERÁRIA!



Se ainda não teve, vai ter.
É inevitável. É dolorosa. É custosa.
É tenebrosa.




Mas passa.

Ela ataca, geralmente, após o término daquele livro que falei lá no começo, que te surpreendeu. Se a leitura foi tão boa, seu cérebro maléfico vai associar o prazer tido àquele livro e te dizer que nenhum outro vai superar as sensações e a excelência daquele que você acabou de ler.

Não se entregue!, é a primeira dica, porque se ela te pegar, mais de um mês poderá passar e você não terá lido nada eficientemente, isso se conseguir abrir um livro nesse tempo. Estou falando: evite a ressaca literária!

Pra começar a agir -segunda dica-, quando terminar tal livro, já procure o próximo e comece a lê-lo no mesmo dia. Nem se for apenas o prólogo, ou o primeiro capítulo. Você vai criar um senso de comprometimento, porque já começou outro livro.

Se não funcionar, vejamos a... terceira dica: comece outro livro! Guarde aquele e comece a experimentar outros títulos. Passe pelas sinopses, leia o começo de cada um para descobrir qual escrita te agrada mais, veja se o gênero te agrada etc. É tempo de experimentar. Mas lembre-se: fique apenas com um.

Quarta dica: os títulos salva-ressaca geralmente são aqueles que o pessoal mais gosta, cinco estrelas, então, peça dicas de livros realmente bons para seus amigos, para outros blogueiros, nas redes sociais. E se falar que é para ressaca literária, alguém certamente vai te indicar o livro perfeito.

Mas não acabou, porque temos a...

DICA MASTER!
Essa é a dica definitiva para todo mundo. Aquela infalível, independentemente se está com ressaca ou não, e que vai garantir sua satisfação na próxima leitura, e nas demais pro resto da sua vida!

A dica é: leia o livro que você quer ler.

Sabe o por quê? Porque o que importa é como você está se sentindo naquele momento da escolha.  Não adianta pegar aquele romance açucarado, ou aquele thriller para ler agora só porque está todo mundo comentando se você não está numa fase que lhe cabe este gênero, se não vai te agradar.

O segredo é escolher o livro que você acha que mais combina com seu estado de espírito naquele momento. A dica é boba? Pode até ser, mas garanto que sua leitura vai ser muito mais prazerosa se você seguir sua própria indicação.

E você, como faz para escolher qual será sua próxima leitura?
Já passou pela temida ressaca literária? Como se recuperou?


Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails