10 de maio de 2012

Resenha: A Arte da Imperfeição, de Brené Brown

Título: A Arte da Imperfeição
Título Original: The Gifts of Imperfection
Autora: Brené Brown
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184

Sinopse:
Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". 
A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos.
A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.
Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados.
E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?
Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.
Um livro de autoajuda que você é quem vai formular as respostas.

Como dito antes, em A Arte da Imperfeição você não vai achar as respostas para a vida, o universo e tudo mais. Brené é uma pesquisadora, e neste livro ela expõe os resultados de uma minuciosa e prolongada pesquisa sobre o comportamento dos seres humanos em relação às conexões -ou falta delas- que eles fazem. Parece complicado, mas não é tanto assim.

Ao contrário dos outros livros de autoajuda, você não encontrará as "15 regras para mudar a sua vida da água para o vinho em meio dia". Nele, você não encontrará os comos, mas os por quês, e este é o seu diferencial. É você quem vai chegar nas respostas.

Brené Brown sempre dedicou-se a estudar emoções difíceis como a vergonha, o medo e a vulnerabilidade. Foi a partir de milhares de depoimentos de jovens à idosos, que nasceu seu primeiro livro I Thought It Was Just Me, e que ela conseguiu perceber um padrão de personalidades: haviam aqueles que se enquadravam na lista (que ela mesma criou) do Sim, onde ficavam palavras como fé, confiança, autenticidade, alegria; e outras que se enquadravam na lista do Não, com as palavras perfeição, autossuficiência, crítica.

Percebido isso, uma dúvida ficou no ar: como estas pessoas da lista Sim conseguem viver plenamente apesar de tudo o que a sociedade nos impõe?, e assim sugiu A Arte da Imperfeição.

"Todo semestre eu compartilho esta citação do teólogo Howard Thurman com meus alunos de pós-graduação. (...) 'Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte-se o que faz você despertar para a vida e faça isso. Porque o mundo precisa é de gente que despertou para a vida.'"

Recomendo fortemente que reserve alguns minutos -pode ser agora- para assistir à palestra que a autora ministrou no TED, em dezembro de 2010. Com muito bom humor, ela explica suas teorias. Aposto que vai adorar.


No mesmo tom da palestra é que o livro foi escrito. Há várias histórias pessoais da autora e das pessoas entrevistadas. Acontecimentos vergonhosos, práticas de gratidão, intuição, calma, criatividade e muitos outros assuntos que você pode achar bobos, mas que nós vivemos todos os dias, e por muitas vezes queremos escondê-los.

A Arte da Imperfeição te ajuda a descobrir que não é preciso ser perfeito para ser feliz; que não deve se preocupar tanto com "o que os outros vão pensar". Permitir-se ser vulnerável. Ser você mesmo -exatamente do seu jeito- vai te fazer viver plenamente.





   ~ Links ~   

A Arte da Imperfeição pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob     |     Primeiro capítulo     |     www.ordinarycourage.com 


Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails