11 de maio de 2012

No futuro: Blood Red Road e Divergent



Uma coisa legal de ler no original é que conseguimos ficar à frente da curva nos lançamentos daqui. Claro, nem todos. Mas já dá pra ter um gostinho do que vai acontecer. Ano passado foi um bom ano para séries distópicas e duas muito boas devem chegar por aqui daqui a pouquinho: Blood Red Road (Caminhos de Sangue: resenha aqui) e Divergent. Vamos conhecê-las?

Blood Red Road:




Será lançado em Junho pela Intrínseca. Ou seja, tá chegando! Vamos ver do que se trata?

Saba passou sua vida inteira em Silverlake, à beira de um lago quase seco que constantemente é atacado por tempestades de areia. A civilização dos Destruidores (The Wreckers) há muito acabou com tudo, deixando apenas lixões e ferro-velhos para serem explorados. 

Mas ela não reclamava muito, desde que seu irmão gêmeo Lugh estivesse por perto – e ele sempre estava. Mas, um dia, uma tempestade trouxe muito mais que areia para suas vidas: quatro cavaleiros, vestidos de preto, surgem em meio a poeira, matam seu pai e levam Lugh com eles.

Agora, Saba se encontra em um mundo devastado, cruel e sem sua luz, seu guia para ajudá-la. E quando toda esperança parece sumir de sua vida, Saba aprende mais sobre ela, e o quanto é forte independente de Lugh. Com a ajuda de um bad boy apaixonante, um grupo de meninas rebeldes e sua irmã mais nova, Saba parte em uma aventura violenta atrás de seu gêmeo. E o que ela encontra é muito mais do que poderia esperar.


Divergent:





Será lançado esse ano pela Rocco. Mas ainda não tem uma data certa definida. O segundo volume “Insurgent” acabou de ser lançado lá fora.

Em uma Chicago do futuro, a sociedade é dividia em cinco facções, cada uma dedicada a uma virtude específica: Candor (honestidade), Abnegation (altruísmo), Dauntless (coragem), Amity (paz), e Erudite (inteligência). Uma vez por ano, todos os jovens de 16 anos devem escolher qual facção passarão o resto de suas vidas. Para Beatrice Prior, a decisão de permanecer com sua família ou ser quem ela realmente é – ela não pode ter as duas coisas. Então, ela faz uma escolha que surpreende a todos. Inclusive ela mesma. 

A iniciação é extremamente competitiva. Ela muda seu nome para Tris e ela deve definir quem seus reais amigos são e onde, exatamente, o romance com um menino fascinante e, muitas vezes, irritante, encaixa em sua nova vida. Além disso tudo, Tris também guarda um segredo. Um que pode significar a sua morte. E quando ela descobre uma luta que pode destruir sua sociedade, ela percebe que seu segredo pode ser a diferença entre a salvação e a morte de tudo que ela mais ama. 


Ambos os livros são extremamente interessantes, de leitura rápida e personagens apaixonantes. Divergent está sendo considerado o “novo Hunger Games. E, realmente, as semelhanças das três séries são grandes. Especialmente se considerarmos as heroínas: elas são fortes, independentes, mas frágeis ao mesmo tempo. As três histórias também tem um viés político bem forte. Apesar de Divergent ser um pouco mais interessante, já que a sociedade não é diretamente tirânica. Ainda.

Indico a leitura para quem quer se aventurar no inglês. Quem quiser esperar a versão em português, só ficar de olho. Elas já estão chegando!


PS: Vou fazer um PS aqui e indicar também a série Delirium, que já foi lançada aqui pela Intrínseca e seu segundo volume Pandemonium, lançado lá fora em Março.

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails