21 de maio de 2012

Autores e seus Personagens #9: Rick Riordan

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescencia. Poucos conseguem descobrir sua identidade

Déjà vu, meus amigos? Pois é, na coluna Autores e seus Personagens da penúltima semana do mês de Maio aborda Rick Riordan e sua colossal saga literária (adaptada para o cinema e quadrinhos) Percy Jackson e os Olimpianos.


Quando se fala em mitologia grega nos dias atuais, o primeiro nome que surgi na mente dos leitores de plantão é Percy Jackson -- um garoto, que ao descobrir que é um semi-deus, embarca em diversas aventuras. Junto com Annabeth Chase, Grover Underwood e muitos outros amigos, ele irá enfrentar criaturas que Percy só conhecia através dos livros de mitologia Grega.

Trazer a mitologia grega para as vielas da sociedade moderna só poderia ser ideia de alguém que de algum modo estava conectado ao assunto, ou seja, alguém que, por quinze anos, lecionou Inglês e História em escolas do ensino médio dos EUA -- Rick Riordan


-- Descubra como surgiu Percy Jackson e os Olimpianos --

Para Rick Riordan, contar uma história a seu filho mais velho na hora de dormir foi apenas o início de uma jornada ao mundo dos livros infantis. Riordan, então professor, já era um autor premiado de romances policiais para adultos quando seu filho Haley lhe pediu que contasse, na hora de ir para a cama, histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega. 

"Dei aulas de mitologia grega por muitos anos no ensino fundamental, então fiquei feliz em poder atender ao pedido dele", explica o autor. "Quando eu já não conhecia outros mitos, (Haley) ficou desapontado e perguntou se eu não poderia criar alguns com os mesmos personagens. Haley tinha acabado de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e as narrativas de mitologia grega eram um dos poucos assuntos que interessavam o menino, naquela época no terceiro ano do ensino fundamental."

Estimulado pelo pedido do filho, Riordan inventou rapidamente o personagem Percy Jackson e lhe contou todas as aventuras dele para recuperar, nos Estados Unidos dos dias de hoje, o raio-mestre de Zeus. Como conta seu criador, "levei três noites para contar toda a história, e, quando terminei, Haley disse que eu deveria escrever um livro."

(Fonte: Intrínseca)


QUEM É RICK RIORDAN?

Richard Russell “Rick” Riordan, Jr., mais conhecido como Rick Riordan nasceu em Santo Antônio, Texas, no dia 5 de Junho de 1964. Por quinze anos, Rick Riordan lecionou inglês e história em escolas do ensino médio dos Estados Unidos, até alcançar prestígio e fama internacionais com a série Percy Jackson e os Olimpianos, na qual, nos dias de hoje, um garoto disléxico de doze anos descobre ser filho de Poseidon, o deus grego do mar. O ladrão de raios, livro de estreia da saga, foi citado como um dos destaques infantojuvenis de 2005, segundo o The New York Times. Com os volumes seguintes, o autor alcançou o topo das listas de mais vendidos de seu país. Toda a série é publicada no Brasil pela Editora Intrínseca. Riordan também é autor da saga de mistério para adultos Tres Navarre, de O Labirinto dos Ossos, parte da série infantojuvenil The 39 Clues, assim como das séries Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane, sendo que esta última aborda a mitologia egípcia.


CURIOSIDADES
  • No Ensino Médio, Riordan escreveu um jornal que zoava da escola dele, especialmente do time de Futebol Americano que só perdia (jogaram ovos no carro dele por causa disso);
  • O primeiro livro que Riordan lembra de ter lido por diversão foi Senhor dos Anéis;
  • Quando estava na faculdade, trabalhou por três anos como diretor musical em um acampamento de verão, “Campo de Alcaparras”. Lá foi onde teve a idéia para o Acampamento Meio-Sangue para a saga Percy Jackson e os Olimpianos.
  • Em seu tempo livre, gosta de ler, nadar, tocar guitarra, e viajar com  sua família. Também joga videogame com seus filhos (World of Warcraft ou jogos no Wii).
 

Leia resenhas da série Percy Jackson & Os Olimpianos :
[ 1 ]  O Ladrão De Raios
[ 5 ]  O Último Olimpiano
[ * ]  Os Arquivos Do Semi-Deus

 -

O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails