14 de maio de 2012

Autores e seus Personagens #8: John Grogan

Na coluna Autores e seus Personagens de hoje surgi um criador e uma criatura que merecem ser reverenciados. Os amantes de cachorros não negam, atualmente, o personagem canino mais marcante (na literatura e em sua adaptação para o cinema), com autoria de John Grogan, é o labrador Marley -- o pior cão do mundo

"Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas caras. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, religião ou classe social, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, esperto ou não, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele." - John Grogan

John Grogan, jornalista norte-americano, é famoso pelo livro de não-ficção Marley & Eu, que foi adaptado para o cinema em 2008 -- o filme conta com Owen Wilson como o próprio John Grogan e Jennifer Aniston como a sua esposa, Jenny. No livro, através de uma narrativa em primeira pessoa, John Grogan relata a história real de seu cachorro da raça labrador chamado Marley e sua participação durante treze anos na sua vida.

O livro é um best-seller em vários países, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos. Em uma de suas entrevistas a uma revista sobre cães, John Grogan, conta a que atribui o sucesso de seu livro: "Acredito que 'Marley & Eu' é um sucesso não porque é um livro de cachorro, mas sim porque trata de tópicos familiares e revela o papel do bicho de estimação na formação de uma família. Há algo de universal na relação humana-canina, e eu toquei nisso. A maioria dos filmes e livros fala do cão perfeito, mas as pessoas têm cachorros cheios de defeitos e os amam mesmo assim. Eu escrevi sobre um desses cães." 

JOHN E MARLEY
O lançamento do livro Marley & Eu no Brasil foi um sucesso tão estrondoso que ficou em 1° lugar na lista de não-ficção da revista VEJA por 10 semanas. Pois bem, tanto sucesso se deve ao seguinte: quem de nós nunca teve um bicho de estimação um tanto rebelde? Posso dizer isso por mim mesmo: meu último cachorro devorou lenta e graciosamente o estofamento das cadeiras da sala de estar. Era um encrenqueiro, mas um grande amigo.

E John Grogan faz questão de sempre esclarecer esse tópico da relação entre homens e cães: "Cachorros têm incríveis qualidades inerentes a eles que os homens se esforçam para desenvolver, como lealdade, devoção, comprometimento e capacidade de perdoar. Ter cachorro melhora as relações humanas."


QUEM É JOHN GROGAN?

John Grogan nasceu em 1957 no estado norte-americano de Detroit. Formou-se em jornalismo e inglês e fez mestrado na Ohio State University. Em seu primeiro emprego como repórter, Grogan conheceu a também jornalista Jenny, que se tornaria sua "alma gêmea, amante e esposa". Mudou-se para a Flórida, onde se casou com Jenny, adotou o labrador Marley e foi colunista do jornal Sun-Sentinel. Em 1999, transferiu-se para a Pensilvânia para ser editor da revista de jardinagem Organic Gardening. Pouco mais de três anos depois, passou a integrar o jornal Philadelphia Inquirer, do qual foi colunista por cerca de quatro anos.

John Grogan ganhou inúmeros prêmios, incluindo o National Press Club´s Consumer Journalism Award, o SIBA Book Awards e o Quill Award. Hoje, vive na Pensilvânia, com a mulher, três crianças e uma adorável labradora chamada Gracie. Após Marley & Eu, ele publicou Marley, um cãozinho trapalhão e Cachorros encrenqueiros se divertem mais.


CURIOSIDADES
  • O verdadeiro John Grogan (autor do livro que deu origem ao filme) aparece no filme, na cena de treinamento dos cachorros como dono de um Cocker Spaniel.

  • Na adaptação do livro para o cinema foram usados 22 cães para interpretar Marley, sendo que 11 deles eram filhotes.
 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails