7 de maio de 2012

Autores e seus Personagens #7: Harlan Coben

Qual não foi a minha surpresa ao acessar o Wikipédia na busca por mais informações sobre o escritor americano dos maiores thrillers da contemporaneidade e encontrar quatro linhas de informação sobre ele? Desconfortante -- um choque fervoroso -- ora, sou fã do cara. E mais ainda quando citei o nome dele para alguns apreciadores da literatura de suspense e as respostas foram totalmente vagas: "ouvir falar dele em algum lugar!", "parece-me um nome familiar!" "É escritor?" ¬¬' 

Pois bem, aí está, confirmei minha teoria de existência de extraterrestres nesse mundo. Para a sorte de tais leigos na literatura, existe a coluna Autores e seus Personagens! Não quero ser desdenhoso, mas quando se fala em livros de suspense (eletrizantes e repletos de reviravoltas), personagens que parecem saltar das páginas e cair na nossa realidade cotidiana por alguma coincidência ou peculiaridade latentes no enredo de seus romances, não há outro nome que se enquadre a não ser o de Harlan Coben.


Harlan Coben é vencedor dos Prêmios Edgar, Shamus e Anthony -- o primeiro autor a ganhar todos os três -- com os seus romances internacionalmente aclamados pela crítica. Coben tem sido chamado de "engenhoso" (New York Times), "comovente e perspicaz" (Los Angeles Times), "consistentemente divertido" (Houston Chronicle), "soberbo" (Chicago Tribune) e de "leitura obrigatória" (Philadelphia Inquirer). :D


QUEM É HARLAN COBEN?

Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciências políticas pelo Amherst College, trabalhou no setor de turismo. Hoje, com seus 50 anos bem vividos, mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa, Anne Armstrong-Coben, que é pediatra. Com mais de 50 milhões de livros vendidos no mundo, Harlan Coben carrega em seu gabarito 23 títulos de sucesso. Aclamado na França, onde é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro "NÃO CONTE A NINGUÉM" foi adaptado para o cinema, redendo muitos prêmios e uma boa bilheteria. É estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, já está disponível no Brasil em DVD. Os livros de Harlan mais recentes têm aparecido no topo das listas (bestseller), incluindo o New York Times, London Times, Le Monde, Semanal Publishers, Los Angeles Times, Wall Street Journal e USA TODAY. Seus enredos eletrizantes e bem elaborados com temáticas do cotidiano e personagens carismáticos, agradam desde os leitores novatos aos mais sagazes.


Veja resenhas de alguns títulos de Harlan Coben
no "Lembra Daquela História?" ou  no "Blog do Escritor"


 CILADA, livro publicado em 2010.



 NÃO CONTE A NINGUÉM, livro publicado em 2001.

CONFIE EM MIM, livro publicado em 2006.

DESAPARECIDO PARA SEMPRE, livro publicado em 2009. 








CURIOSIDADES

Harlan Coben sabe como segurar o leitor e surpreendê-lo no final.

Terminou de ler um Harlan Coben? Automaticamente, você desejará ler outro. Quando termino de ler seus livros, brinco dizendo: "veja só, o cara conseguiu me enganar direitinho!".

Depois de grandes sustos e situações de forte emoção e/ou ação, ficar boquiaberto ao começar a ler as últimas páginas dos livros de Harlan é garantido para todos os leitores, não adianta tentar criar expectativas, de uma hora pra outra tudo muda e lhe surpreende numa velocidade assustadora e você fica com a cara no chão.

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails