10 de abril de 2012

Resenha: Estilhaça-me, de Tahereh Mafi

Título: Estilhaça-me
Título Original: Shatter Me
Série: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304

Sinopse:
Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.
Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.
Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.
"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.


"Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca. Eu não sou louca."

Quando tudo perde o foco, quando nada mais importa, quando tentar manter-se viva em uma sala pequena, escura, trancada, isolada, com pouco alimento, num manicômio, é a única solução alternativa.

264 dias de fome, dor, sofrimento. Juliette não toca ninguém e não pode ser tocada por ninguém. Seria fatal. O Restabelecimento a mantém trancafiada e em condições subumanas até agora sozinha, se não fosse pela chegada inesperada de um garoto um garoto à sua cela. Adam.

O Restabelecimento a quer como arma. Eles são quem tomam conta de tudo agora. O mundo está em ruínas. As pessoas são manipuladas a acreditar que tudo vai de mal a pior. Não há vegetação, os animais estão extintos, a comida é controlada. Tudo é fruto da ganância e do poder.

Warner retira Juliette do confinamento com todas as intenções explícitas, e a dá o tempo que for necessário, testando seu temperamento e tentando descobrir o quão poderosa ela pode ser, até que se renda e faça parte do Restabelecimento. E Adam... é tudo uma questão de quem manda em quem. E de quem tem mais poder.

Estilhaça-me é um livro gostoso de se ler, porque a leitura flui bem, a escrita é fácil, os pensamentos de Juliette são exatamente descritos. Quando sua cabeça está a mil, a narrativa perde vírgulas, pontos, e torna-se uma enxurrada de sentimentos. O leitor consegue conhecer bem a personagem com a narrativa em primeira pessoa. O tachado (risco sobre as palavras) que uso nesta resenha também estão no livro como pensamentos íntimos de Juliette, recurso que achei bem empregado durante o livro.

O foco não é o mundo distópico, o controle ou o Restabelecimento. Muito longe disso. Ao menos no primeiro da trilogia, toda a história se move pelo romance inevitável e óbvio de Juliette e Adam. Digo que quase todo o livro é romance. Não que seja ruim, mas cansa e tira margens para descrições maiores sobre o mundo, a sociedade, que é o que mais espero de uma distopia.

Tahereh Mafi (pronuncia-se "Tórrera", como você pode ouvir aqui) criou uma história simples, até boa parte do livro, e que te ganha pelo romance (com as ressalvas acima, pelo menos para mim). Gostaria de conhecer mais do mundo e 'presenciar' mais ação, e é o que as sequências de Estilhaça-me prometem.





  ~ Informações ~   

Leia outras resenhas da série Estilhaça-me:
[ 1 ] Estilhaça-me
[1,5] Destroy Me (16 de Outubro de 2012)
[ 2 ] Unravel Me (5 de Fevereiro de 2013)
[ 3 ] Sem título


   ~ Links ~   

Estilhaça-me pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob     |     Página no Facebook     |     Trecho do livro     |     
www.taherehmafi.com     |     @TaherehMafi


Submarino.com.br



 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails