24 de abril de 2012

Comparação: The Hunger Games (Livro) x Jogos Vorazes (Filme)



Antes que alguém diga, pergunte, grite... sim, o livro é melhor que o filme. Mas isso não é surpresa. Surpresa é que o filme também é muito bom!

Não vou me prender falando sobre a história ou falando das qualidades do filme. O que eu quero trazer são as diferenças entre o filme e o livro.

Para começar, gostaria de dizer que é uma excelente adaptação cinematográfica. Todas as partes cortadas foram bem escolhidas e as partes incluídas, necessárias. Curti e, apesar de ser muita fã, não me deu raiva em nenhum momento.

A parte que mais chama atenção é que o filme é bem mais light que o livro. As mortes, as dores, as raivas, todas bem minimizadas. Não me senti incomodada e, depois refletindo sobre o livro, concluí que se eles fossem retratar graficamente exatamente como é no livro a classificação teria que ser altíssima e, mesmo os adultos, não aguentariam muito tempo ou gostariam muito. Achei uma boa jogada do diretor. Porém, ao mesmo tempo, isso superficializa o fato de que são crianças matando crianças. Parece mesmo que as pessoas esquecem disso pelas torcidas e gritinhos de vitória durante a sessão. Acho que nunca foi intenção da autora esquecermos disso, porque é importante lembrarmos o verdadeiro horror que seria esse futuro.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Katniss. Por isso, nós conhecemos muito bem a personagem. Suas motivações, seus desejos, suas opiniões, seus pensamentos. Nós sabemos o que Katniss sabe. O filme, obviamente, não pode nos dar um insight tão grande. Mas, tudo bem. Porque o que ele nos mostra é mais que suficiente para entendê-la. Mas, não o suficiente para se apaixonar por ela. Coisa que acho essencial para a continuação da saga. Eles ainda tem três filmes para resolver isso.


Outra grande diferença é que nós conhecemos os gamemakers e como os jogos são feitos! Como não temos a mente de Katniss para nos explicar as coisas, os roteiristas incluíram o background dos jogos, saída excelente!  Não só é divertido, como importante para o enredo. Os leitores do livro devem se sentir como se tivessem ganhando um pouco mais de história (é legal notar que a autora é uma das roteiristas. Ou seja, deve ser exatamente desse jeito que ela imaginou que seria).

Tem três personagens importantes que são explorados de forma diferente: Presidente Snow, Prim e a mãe de Katniss.

Presidente Snow é o melhor explorado. No livro, como Katniss não conhece o presidente, nós também não conhecemos. No filme, temos oportunidade de conhecê-lo melhor. De entendermos o que está por trás das rosas e do cheiro de sangue. Acho que será muito interessante esse desenrolar nas sequências.

Mother (a mãe de Katniss que não tem nome no livro ou no filme) é retratada como a pessoa frágil que aparece no início do livro. Mas, durante os jogos Katniss pensa muito sobre ela e entendemos seu passado e sua força no presente. Só que essa parte foi retirada, ou seja, não temos esse desenvolvimento. Mas eles tem tempo de mudar.

A Prim dos livros é frágil. Mas é doce e boa e forte. Vi isso desde o primeiro livro. No filme, ela só aparece como uma menininha bobinha e fraca. Em nenhum momento vislumbramos sua força. Também, nos próximos haverá tempo de remediar. Até porque ela aparece menos nesse livro.

A saída que mais senti foi de Madge, que não existe no filme. Mesmo nos livros, sua participação é diminuta. Mas ela dá uma qualidade feminina para Katniss, um desenvolvimento de sua personalidade. Também vou sentir falta, porque o fato do broche de Mockinjay ter pertencido a outro tributo, que já havia morrido, e sua história com Haymitch é das minhas partes favoritas! Mas tudo bem, entendo sua saída.

Desde o início, fiquei preocupada em como eles iriam retratar o triângulo amoroso, porque amo sua sutileza. E não me decepcionei. A reticência de Katniss, sua forma desastrada de demonstrar, tudo foi muito bem executado. Só não gostei de que fica mais óbvia sua relação com Gale. Imagino que tenha sido essa a percepção se tivéssemos lá assistindo. De dentro do District 12.

Já me estendi muito. É claro que diferenças de visual existem. Outras ausências (o jardim na cobertura, a Avox, Greasy Sae e outras pessoas do Hob e muitas outras) e presenças. Mas, de modo geral, considero essas as mais importantes.

Eu amo o livro. Depois de Harry Potter, acho a série YA mais edificante para a galera que tá crescendo agora. Acredito que deveria ser leitura compulsória nos colégios por diversos motivos. Por isso, gostei do filme não ter ficado bobo e sem graça. Vale à pena pra quem não leu e pra quem leu também. É como se tivesse mais história, sabe?


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails