2 de abril de 2012

Autores e seus Personagens: Agatha Christie (Bônus)

Hoje resolvi trazer um bônus. Post especial. *-* Como perceberam, desde a minha estreia no Lembra Daquela História? até agora, revelei a vocês autores e personagens britânicos, então, antes de iniciarmos um novo ciclo de autores e seus personagens em outro território do globo terrestre preparei um bônus para antecipar esse ciclo que se iniciará em breve.

Em especial, trago comigo alguém que, mesmo criando personagens fabulosos e cheios de manias, não cedeu seu espaço nos holofotes e não deixou que o público esquecesse quem estava por trás daquelas figuras da ficção. Com mais de 80 livros publicados. Seus livros são os mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare. Estou me referindo a ela, claro, Agatha Christie


Quando mencionei Agatha Christie -- a "rainha do crime" para os íntimos -- logo suponho que seja um nome familiar para leitores de romances policiais e de suspense. Agatha, como ninguém, soube trilhar um caminho que a fez se tornar o que ela é hoje. Excepcional. Se o assunto é "crime na literatura", a autora britânica surge como apaziguadora de tal discussão.     

Agatha Christie criou os famosos personagens Hercule Poirot, Tommy e Tuppence Beresford (os melhores, na minha humilde opinião :D) e Miss Marple, Parker Pyne, entre outros.

Agatha está no Guinness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo. Seus livros já venderam mais de 2 bilhões de cópias em 44 idiomas, e os royalties gerados pelas obras são de US$4 milhões por ano. Suas obras foram adaptadas para o Cinema, a TV e o Teatro. Agatha Christie deixou sua marca durante a vida e pós-morte.


UM ACONTECIMENTO QUE 
PARECE ROMANCE POLICIAL 

Em meados da década de 1920, antes de estourar como a "Duquesa da Morte" e enlouquecer mentes sedentas por tramas cheias de mistérios, Agatha e o primeiro marido, Archie (Archibald Christie), começaram a se distanciar. A crise entre ambos aumentou quando a escritora precisou assumir a organização da propriedade da família em Torquay, após a morte de sua mãe. Enquanto Agatha foi para a propriedade Ashfield com a filha Rosalind, Achie ficou trabalhando em Londres.

Quando se encontraram novamente, três meses depois, o marido confessou que havia se apaixonado por outra mulher e queria o divórcio. Isso, somado à morte recente da mãe, levou Agatha Christie a um colapso nervoso.

Em dezembro de 1926, seu carro foi encontrado abandonado, com as portas abertas, à beira de um lago, sem nenhum bilhete. Falou-se em sequestro, suicídio e até assassinato, sendo o marido infiel o maior suspeito. 12 dias depois, o empregado de um hotel na cidade de Harrogate contatou a polícia informando que uma das hóspedes era muito parecida com as fotos divulgadas da desaparecida. Chegando ao local, os investigadores descobriram tratar-se realmente de Agatha Christie que estava registrada no hotel com o nome de Theressa Neele, o mesmo sobrenome da amante de seu marido, Nancy Neele. Agatha jamais entrou em detalhes sobre o que realmente aconteceu.

Bem, pergunto-me se tudo isso não seria apenas uma jogada de makerting, pois o acontecimento lembra muito algumas de suas obras, em suas histórias policiais, é possivel perceber que os crimes são solucionados através da psicologia comportamental, dito isto, saliento que a declaração oficial sobre o ocorrido em 1920 foi a de que ela havia sofrido amnésia temporária devido ao colapso nervoso. Demais indagações e suposições são consideradas apenas como especulação de fanáticos.

Agatha faleceu em 1976 por conta de uma pneumonia.

Hoje, bem cedinho, enquanto eleborava o post, uma pergunta apocalíptica se instalou na minha mente e eu a deixei materializar-se por vontade própria. PERGUNTA: "Se os livros de Agatha Christie fossem jogados numa fogueira e eu tivesse a oportunidade de salvar quatro deles, quais iriam ser salvos da fúria das labaredas?" Bem, gente, os motivos para minha escolha foram baseados no peso da trama e na peculiaridade do livro em si.


O INIMIGO SECRETO
"Primeira aventura com o casal 
de detetives Tommy e Tuppence Beresford. Livro que impulsionou a carreira de Agatha Christie."






ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
"Hercule Poirot em ação, apresentando não uma,
mas duas soluções para o mesmo crime."







CAI O PANO
"O último caso de Hercule Poirot. A obra foi escrita no início da Segunda Guerra Mundial e permaneceu inédita, trancada no cofre de um banco. Christie somente autorizou sua publicação quando percebeu que não conseguiria escrever mais."



                                                                                                                                     


E NÃO SOBROU NENHUM (O caso dos dez negrinhos)
"É o livro mais vendido de Agatha Christie, e também um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com cerca de 100 milhões de cópias vendidas"







CURIOSIDADES SOBRE A AUTORA

Uma vez, um estudante lhe escreveu, solicitando dados biográficos para um trabalho escolar e ela respondeu que o importante era o que estava escrito e não a vida de quem escrevia, que lesse o livro e tirasse suas conclusões.

Os livros de Agatha Christie apresentam pistas com um rigor matemático que deixam o suspense ainda mais elaborado. São como um quebra-cabeça a ser montado, juntando-se as diversas pistas que aparecem no decorrer do livro, e nem sempre é fácil distinguir uma pista de uma casualidade. A autora uma vez revelou que começa seus livros pelo assassinato. Estuda a forma que foi cometido e os motivos; depois espalha pistas falsas e verdadeiras. Nas suas histórias policiais, a autora já fez as coisas mais inesperadas, como matar todos os personagens, fazer de todos os suspeitos participantes do assassinato e o assassino ser ninguém mais que o narrador. 

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails