26 de março de 2012

Você sabe o que é YA?

YA ou Young Adults, é uma faixa etária que representa pessoas de 14 a 29 anos. Para as editoras, é uma faixa muito importante, de criadores de tendências, compradores em potencial e futuros leitores.

Nos Estados Unidos, esse gênero – ou categoria, como muitos autores preferem – já está incorporado às livrarias, editoras e na mente dos leitores. Aqui, já existe um movimento de mudança, mas ele ainda é encaixado dentro da literatura Infanto-Juvenil.

O que é uma besteira. Costumava-se categorizar esses livros como uma ponte entre os gráficos livros infantis e a literatura adulta. Isso por que as pessoas acreditam que os adolescentes não teriam maturidade intelectual de absorver alguns conceitos. O que a literatura YA está provando, é que precisamos dar mais créditos a eles. Afinal, é fácil esquecermos que a maioria das leituras de Gatsby, Machadão e Clarice está sendo feita, nesse momento, por adolescentes na escola. E, se mesma à força, eles conseguem absorver em algum nível a moral dessas histórias, eles com certeza aguentam bem mais do que a generalização imagina.


“Em algum nível” é o termo-chave. Na minha opinião é o que explica o sucesso de Harry Potter e de todo esse gênero. Esses livros permitem entendimentos diferentes dependendo do nível de maturidade da pessoa. 

No sexto Harry, em uma das sessões com o Dumbledore em que Harry está fissurado na questão da profecia, Dumbledore tenta mostrar para que a profecia não importa, ela só tem tanto poder quanto Harry dá a ela. E Harry finalmente entende a diferença entre entrar na arena para morrer e entrar de cabeça erguida para lutar. Katniss (e Peeta muito antes dela), entendem muito bem essa diferença. E esse é um exemplo perfeito de como o nível de maturidade não importa muito nessa leitura. Porque enquanto para uma pessoa mais velha (ou somente mais vivida) esse entendimento do personagem é uma cena emocionante, de crescimento que ele está vendo. Para um leitor mais jovem é uma lição que ele aprende. Emocionalmente, ele pode até não entender o que está por trás, mas o livro mostra a importância desse ato e, com o livro, ele aprende – não só vê crescer como cresce junto. Níveis de maturidade diferentes entendem de forma diferente, sentem de forma diferente. Mas todos aprendem. Todos sentem algo. E essa é a verdadeira beleza dessa literatura: a oportunidade de colocar pais e filhos, irmãos, amigos, todos crescendo e discutindo os mesmos temas a partir da mesma mídia: o livro.

Por isso esse gênero é tão importante. Não só porque ele une gerações e ajuda pais e professores a desenvolverem nos jovens valores como honestidade, coragem, liderança... Obviamente não são todos e alguns até fazem estrago (eu poderia fazer mais um post só dizendo a influência negativa que Twilight pode ter nas meninas mais jovens) mas a grande importância é que essa literatura está sim criando uma geração ainda maior de leitores e, para quem está aqui, não preciso nem falar sobre a importância de ler.

Na verdade, não tem problema se começa a ler com Twilight ou Diários de Carrie se daqui a pouco a pessoa está lendo Harry Potter, Hunger Games ou Percy Jackson. Na verdade mesmo, nem importa se ela nunca saia disso. Mas, com essa porta aberta, o que impede Dickens, Austen, Machadão e Shakespeare de entrarem?

Dizem que Young Adult é até 29 anos. Bom, eu tenho 29 anos e pretendo continuar lendo YA para o resto da minha vida. Porque o dia em que adolescentes corajosos, honestos, sinceros, sensíveis e amorosos não me ensinarem nada de novo, e não me emocionarem com sua gana de viver e agarrar os sonhos pelo pescoço para os tornar realidade é um dia que eu não quero mais estar nesse mundo.

Young Adult Forever.

Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.
 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Joana

Sobre o autor

Joana Aquariana, carioca. Devoradora de livros, viciada em séries e sol. Leio na praia, no ônibus, no carro, no computador, no sofá, na cama, no banheiro, andando, correndo e, às vezes, até tomando banho.
Página do Facebook www.asletrasdajo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails