8 de março de 2012

Resenha: Como Falar Dragonês, de Cressida Cowell

Título: Como Falar Dragonês
Título Original: How To Speak Dragonese
Série:  Como Treinar O Seu Dragão  #3
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Páginas: 240

Sinopse:
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado.

Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço!

Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão querer perder essa nova história.

Como Falar Dragonês é o terceiro livro da série infanto-juvenil Como Treinar O Seu Dragão. E as expectativas eram altas desde as primeiras páginas.

Nessa nova aventura, os calouros da Tribo dos Hooligans Cabeludos estão de volta para uma aula relativamente simples de Como Abordar Uma Nau Inimiga em que devem invadir um barco de pesca pacífico e roubar-lhes um dos capacetes. Papagaio-do-mar Esperançoso, o barco construído por Soluço e Perna-de-peixe não é lá aquelas coisas, meio torto, instável, mas o treinamento para ser um Viking exige esse conhecimento (que eles não desenvolveram). E se lançam ao mar.

"A única coisa que precisam ter em mente é a seguinte: NÃO SAIAM DESTA BAÍA DE MODO ALGUM. Isso é MUITO IMPORTANTE, porque bem ao sul daqui passa a Corrente do Verão, um fluxo de água quente, e todos vocês sabem o que é que vive na Corrente do Verão..."

Uma embarcação é avistada e essa é a chance perfeita de invasão. Com toda a coragem e destreza, chegam ao barco, maior do que o esperado, sobem e invadem. Quem dera soubessem aonde estavam se metendo... Totalmente em apuros, Banguela é raptado e Soluço tem metade do seu livro Como Falar Dragonês roubado. Um plano maléfico será iniciado AGORA. Tudo o que Soluço quer é salvar o seu dragão.

Não me canso de falar que a escrita de Cowell é deliciosa. Sempre me surpreendo com a criatividade e a perfeição em passar para o papel suas histórias.

Em Como Falar Dragonês, somos apresentados à Camicazi, a Herdeira das Ladras do Pântano, uma garotinha invocada, pronta para a briga. Uma mestra das fugas. E a Ziggerastica, o nanodragão que deve um favor a Soluço.

O livro tem um excelente trabalho gráfico da editora, seguindo o original em inglês, com ilustrações e pequenos detalhes que fazem total diferença na leitura. Elas complementam o texto muito bem diagramado, mas este (o texto) apresenta alguns erros bobos, como conectivos esquecidos no meio da frase: "Camicazi regressou um dia antes do ao sábado, dia de Saturno".

Os relatos da cativante vida de um pequeno Viking e seu pequeno dragão não são apenas diversão. Neste, em especial, pude perceber grande carga de reflexão proporcionada pela leitura. A amizade, o trabalho em grupo etc. são explicitados num emocionante epílogo.

A recomendação é certa. O melhor dos três primeiros. Um conselho: tenha lido Como Ser Um Pirata antes de iniciar a leitura deste livro. Uma surpresa inacreditável te aguardará.


   ~ Informações~   

Entrevista com a autora:
Clique aqui para ler.


Leia outras resenhas da série Como Treinar O Seu Dragão:
[ 1 ] Como Treinar seu Dragão (2010)
[ 2 ] Como ser um Pirata (2010)
[ 3 ] Como Falar Dragonês (Outubro 2010)
[ 4 ] Como Quebrar a Maldição de um Dragão (Janeiro 2011)
[ 5 ] Como Mudar uma História de Dragão (Abril 2011)
[ 6 ] Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (Setembro 2011)
[ 7 ] Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Novembro 2011)
[ 8 ] How to Break a Dragon’s Heart (em inglês)
[ 9 ] How to Steal a Dragon’s Sword (em inglês)

[ EXTRA ] Como Treinar o seu Viking (Fevereiro 2012)

*algumas informações retiradas do blog Psychobooks


   ~ Links ~   

Como Ser Um Pirata pode ser encontrado em:
Submarino.com.br 


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails