14 de março de 2012

Resenha: A Arte da Invisibilidade, de Allan Pitz

Título: A Arte da Invisibilidade
Série: A Arte da Invisibilidade #1
Autor: Allan Pitz
Editora: Dracaena
Páginas: 132

Sinopse:
Área 51? Matrix? Iluminatis?
A Editora Dracaena resolveu apostar no livro ultra polêmico ‘Pop filosófico’ A Arte da Invisibilidade, do autor carioca Allan Pitz, que realmente promete mexer com imaginário Nerd popular.

O livro não só confirma (dando exemplos cabíveis) a existência de uma ‘matrix ilusória’, criada para nutrir-se de nossa sociedade privada de evolução, mas, também, apresenta formas interessantes de nos tornarmos invisíveis a esta prisão hipnótica.

Para que, por fim, a Terra possa se reunir de uma vez com os representantes intergalácticos de outros povos (interessados em nossa evolução, e prontos para o desembarque em solo terrestre).

Uma viagem daquelas! Segundo o autor, a obra suscita aspectos evolutivos decadentes na filosofia humana atual, empurrando as mentes para soluções simples e libertárias.
Trazendo de volta poderes adormecidos da raça humana.

Tudo isto à base muito vinho tinto e irreverência, já que Pitz se auto intitula PhD em Patavina, e grande nerd orgulhoso da boa geração Atari. Imperdível para quem curte as histórias de conspiração e segredos governamentais.

Editora DracaenaA Arte da Invisibilidade refere-se exatamente àquela frase na capa do livro: "Monólogos de um Escritor Renitente". O autor joga para o papel tudo o que sempre teve vontade de falar sobre tudo. É quase um desabafo literário (com muita metalinguagem), político, social, psicológico, filosófico, passando pela religiosidade e o cotidiano dos meros mortais.

Allan Pitz apresenta a teoria da arte da invisibilidade, que ao contrário do que o nome sugere, procura trazer o homem crítico e pensante de volta à tona expondo as bobagens que fazemos automaticamente, como se seguíssemos um cronograma imaginário, como se fôssemos penalizados por fugir da rotina, fugir do "normal", pensar diferente.

Tudo, obviamente, é explicado pelo próprio autor de maneira irregular, que aproveita para contar fatos de sua vida, se permitindo a divagar pelo texto por páginas a fio e retornar novamente ao tema central, de forma com que fique menos cansativo do que seria, através de sua linguagem despojada, regado a muito vinho e besteirol.

"Posso ser considerado invisível no final deste livro, por ter jogado filosofia nas pessoas de uma forma que difere dos padrões habituais programados. Mas pensar é filosofar, meus amigos; o raciocínio do ser humano em si já é filosófico! Então, que seja!"

A proposta é por os pés no chão, ler e refletir sobre o que você pode fazer para aplicar a teoria da arte da invisibilidade em sua vida e não aceitar tudo como nos é dito que é o correto. Sermos invisíveis perante às imposições sociais.


A Arte da Invisibilidade pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     www.paquidermesculturais.blogspot.com     |     Onde comprar


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails