29 de fevereiro de 2012

Resenha: Yume, de Kamile Girão

Título: Yume
Autora: Kamile Girão
Editora: Dracaena
Páginas: 364

Sinopse:
Por detrás das roupas surradas masculinas que costumava vestir, um mundo incrivelmente estranho se escondia. Nadia sabia que sua cabeça não era comum e que suas ideias divergiam do que era normal. Apenas ela conseguia ver o que não existia. Apenas ela era capaz de desenhar com perfeição um personagem visto em um sonho.

Guitarrista, estudante, filho, cético, objeto sexual de quem o quisesse. Ainda assim, Adrien não era feliz. Contudo, a vida monótona e libertina parecera ganhar um sentido especial quando estranhos sonhos se projetaram em sua mente e quando a missão aparentemente inimaginável lhe fora imposta: impedir que uma determinada garota chegasse ao Yume, o local proibido para meros humanos. 

Yume conta a história de Nadia, uma alemã de quase 16 anos, vivendo junto de sua mãe em condições financeiras totalmente desfavoráveis. Usa roupas masculinas doadas por seus preciosos amigos, por quem têm grande apreço. Às vezes parece lunática. Para ajudar nas despesas da casa, ela usa o que de melhor sabe fazer: desenhar. Vende baratinho os desenhos encomendados. E conta a história do brasileiro Adrien, integrante da banda Reticências, um cara mais pé no chão, desleixado e mulherengo, querendo fazer sucesso.

Ela recebe uma proposta de encomenda que salvaria a vida de sua família, por pelo menos um tempo: oferecem-na um valor muito alto para o simples desenho de alguém de seus sonhos. 

Tanto Nadia, quando Adrien, há tempos vinham tendo sonhos quase reais, em que cada um sempre se encontrava com outra pessoa do sexo oposto. Muitas dúvidas surgem aos dois. Quem é essa pessoa?

Um contratempo faz com que ela tenha que viver com seu primo Yooki, no Brasil, deixando mãe e amigos para trás. Os sonhos continuam, e o que ela não sabe é que esses são muito mais do que simples sonhos.

Os personagens são bem construídos, cada qual com personalidade diferente. Já a história é contada em terceira pessoa se desenvolve lentamente, com bastantes descrições e reflexões. A leitura flui razoavelmente bem, mas eu preferiria enxugar boa parte do texto e retirar o excesso para dar mais dinamismo ao livro. Seguindo a cronologia, tudo vai ganhando forma aos poucos, e então chega o final, o clímax, o qual achei simples e fácil demais. Me deixou insatisfeito, e acarretou a perda da empolgação enquanto rumava às últimas páginas.

A escrita de Kamile é rebuscada, chegando a ser um pouco exagerada em certos momentos, mas não aumenta a dificuldade na leitura. Aproveitando a citação sobre a escrita, ressalto a boa divisão do texto, ora tratando-se de Nadia, ora tratando-se de Adrien, costurando, assim, toda a trama que envolve essas duas pessoas tão diferentes ligadas apenas pelos sonhos. O leitor deve estar sempre atento para não se perder pelas mudanças de Ponto de Vista, que sempre se complementam.

Com uma capa linda, folhas amareladas, fonte e diagramação boas, sua primeira edição apresenta alguns erros como: separações de sílabas erradas e grafia incorreta de palavras. Esses são erros recorrentes de quase todas as editoras, que não deveriam existir, pois o autor é quem tem a imagem prejudicada. Cada vez mais acentua-se a falta de uma boa revisão e adaptação dos textos.

Yume, da autora Kamile Girão, apresenta uma história de amor sobre um universo de sonhos -ou loucuras- com personagens distintos, temática diferente, e personagens bem descritos. A autora mostra potencial em sua primeira publicação, mas apresenta algumas características a serem lapidadas, as quais espero que sejam dadas atenção, buscando sempre o melhor.

Confira a entrevista com a autora, clicando aqui.

Yume pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     www.livroyume.blogspot.com     |     Fanpage no Facebook 




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails