13 de fevereiro de 2012

Autores e seus Personagens #1: J. K. Rowling

Olá, pessoal, aqui estou, Wilgner Murillo Santos mais um novo colunista na área. :D


Bem, quando falamos em Harry Potter -- figura mágica carimbada na mente de uma geração, interpretada pelo ator Daniel Radcliffe -- automaticamente, você poderá ligar tal nome a palavras significativas, que remetem ao sujeito em questão, como por exemplo: bruxo, o-menino-que-sobreviveu, hogwarts, lord voldemort, etc. Eu, por outro lado, ligo Harry Potter a J. K. Rowling. Ora, se você não fez essa ligação automaticamente, não se preocupe, pois isso, por incrível que pareça, é algo realmente comum. 

O que acontece na grande maioria das vezes é que as criaturas (personagens) acabam ganhando mais fama do que seus próprios criadores (autores). Harry Potter e J. K. Rowling é um exemplo fiel disso. Faça um teste. Se com muito esforço conseguir fazê-lo, e tiver a sorte de encontrar alguém que ainda não tenha lido os livros, que só tenha assistido aos filmes e que nem imagina que Harry Potter seja uma saga de literatura fantástica, pergunte: "Você sabe quem é J. K. Rowling?" Obviamente a resposta será negativa, pois mesmo assistindo aos filmes, raramente as pessoas param para se atentarem aos créditos finais, e só vão lembrar do próprio Harry Potter, ou seja, do Daniel Radcliffe. 
 
Como disse antes, é algo comum isso acontecer.
Grandes autores acabam criando personagens grandiosos, que os superam colossalmente em flashs diante dos holofotes. E minha missão como o mais novo colunista aqui no Lembra Daquela História? é mostrar esses autores e seus mais famosos personagens. E como já estou falando de J. K. Rowling, vamos continuar. 


QUEM É J. K. ROWLING?
Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling, nasceu em 1965, e é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora, passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas, venderam mais de 400 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros. 

E, desde então, $$ riquíssima $$, J. K. Rowling contribui com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza. Rowling nos presenteou com um mundo grandioso, repleto de personagens inesquecíveis, sejam nas páginas impressas ou nas adaptações para o cinema, personagens que ficaram marcados na mente de milhões (porque não bilhões?) de pessoas. Quem irá esquecer do malvado e temido Lord Voldemort? Quem irá esquecer do sábio Alvo Dumbledore? Quem irá esquecer de Severo Snape, Lilian e Thiago Potter, Minerva McGonagall, Neville Longbottom, Simas Finnigan, Dino Thomas, Luna Lovegood? E quem irá esquecer do trio, sim, do trio mais famoso do mundo da magia, Hermione Granger, Rony Weasley, e Harry Potter?


Pois bem, fiz questão de selecionar três personagens que jamais vou esquecer.
Lord Voldemort, Hermione Granger e, claro, Harry Potter


Opa... Escolha você também! Conte-me quais foram os três personagens que marcaram e vão marcar, na sua opinião. Eu sei que é difícil escolher só três, mas faça um esforço. :D



CURIOSIDADES!

  • O nome Voldemort é uma adaptação da frase em francês "voô da morte";
  • A personagem Hermione Granger, é o possível Alter ego de Rowling;  
  • O aniversário de Harry e Rowling são na mesma data, ou seja, 31 de julho;
  • O livro de "Harry Potter" foi o único livro traduzido em 67 idiomas diferentes;
  • Em entrevista após o lançamento do livro "Harry Potter e as Relíquias da Morte", a autora J. K. Rowling revelou que o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore era gay e viveu uma paixonite por Grindewald (que mais tarde se tornou um bruxo do mal e foi derrotado por Dumbledore em um duelo). 


 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Related Posts with Thumbnails