5 de janeiro de 2012

Resenha: Lulital, de Pricila Beletato

Título: Lulital - A Magia Começa
Série: Lulital #1
Autora: Priscila Beletato
Editora: Dracaena
Páginas: 152

Sinopse:
As vésperas de seu aniversário Cindy tem sua vida transformada pela descoberta de um mistério cujo ápice gira em torno da morte da própria mãe. Ao se aprofundar neste mistério ela descobre um mundo paralelo ao nosso, onde seres mágicos ganham vida e acaba descobrindo sua verdadeira identidade. Em meio a tantas descobertas se vê parte de uma antiga lenda a qual ela terá de protagonizar se quiser salvar este reino mágico recém descoberto, além de descobrir o que aconteceu com sua mãe. Entre tantas aventuras e mistérios Cindy ainda terá de lidar com um repentino romance, o qual poderá colocar em risco muito mais que sua própria vida. Seu regresso inusitado até sua cidade natal onde sua mãe desapareceu há dez anos tende a se tornar o maior acontecimento de toda sua vida. Seu regresso a Luanda desencadeará uma série de mistérios e descobertas que levarão Cindy a viver momentos além de sua imaginação, momentos que serão capazes de decidir o futuro de sua existência. Magia, Mistério, aventura e descobertas infindáveis farão com que uma decisão deva ser tomada.
"Aquele era o momento, eu estava ali e contemplava tudo ao meu redor. Eu via o sofrimento, eu via a tristeza e o desespero daqueles que eu mais amava. Uma escolha deveria ser tomada para que Lulital pudesse ser salva. O tempo corria e eu estava ali sem coragem para decidir. De repente, o fim se aproximou...."

Cindy é uma garota cuja mãe desapareceu em uma cachoeira na cidade em que moravam, Luanda. Ela estava junto quando aconteceu, no entanto, com seus 6 anos de idade, não conseguia explicar para onde sua mãe havia ido.

Com a perda, junto de seu pai, se mudaram para Madre Silva, e lá cresceu, segura e confortada. Até que Téo, o pai, resolve viajar de volta a Luanda, para a antiga casa habitada pela sogra. Então tudo começa.

Brenda, uma das antigas amigas da nossa personagem é encontrada desacordada próximo à cachoeira em que a mãe dela desapareceu e assim permanece: em coma.

Na volta para a casa, Cindy encontra uma caixa com um livro com histórias que sua mãe a contava quando pequena, sobre fadas e seu mundo encantador, mas também falava de uma bruxa, Kendra e sobre uma chave, a Chave do Universo. Folhas haviam sido arrancadas do livro. 

Junto dos amigos Tati e Lucas, os três buscarão as respostas para as perguntas que permeiam a mente de Cindy. E poderão encontrar além do que procuram.

Se tratando de uma história fantasiosa num mundo habitado por fadas os nomes das personagens são tilintantes, relacionados à pedras preciosas, como Cristal e Pérola, mãe e avó, respectivamente. É forçado, mas cabível pelo contexto.

O livro é curto, de leitura rápida, escrito em 1ª pessoa, ao estilo aventura. Várias ações e ataques acontecem, os personagens vão de um lado ao outro no mundo das fadas buscando sempre por algum objeto que os ajudem em sua missão. 

Apesar da boa história, a escrita senti ser um pouco crua até boa parte do livro, com uma melhora rumo ao final. Há momentos que a trama se torna superficial e tudo se desenrola facilmente, principalmente o término dela. Até o pequeno romance entre Cindy e Lucas (o que era inevitável que se acontecesse no livro) foi abrupto e sem muitas conversas. Para haver uma maior conexão com os personagens, sinto que precisava ter conhecido melhor o romance dos dois. Ficou forçado.

Recomendo a leitura para crianças e jovens, como incentivo à leitura e por se tratar de um mundo do bem em que tudo é perfeito (tirando a bruxa, lógico) e que os valores como a amizade e o amor entre mãe e filha são ensinados.


A entrevista com a Pricila Beletato pode ser lida clicando aqui.

Lulital - A Magia Começa pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob     |     Editora Dracaena 

Pricila Beletato pode ser encontrada em:
Skoob     |     @pribeletato    |     A Magia de Lulital

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails