11 de janeiro de 2012

Resenha: Gone - O Mundo Termina Aqui, de Michael Grant

Título: Gone - O Mundo Termina Aqui
Título Original: Gone
Série: Gone #1
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Páginas: 518

Sinopse:
Só restam os jovens: os adolescentes, os pré-adolescentes, as crianças pequenas. Mas nenhum adulto. Não existem mais professores, nem policiais, nem médicos, nem pais. E, também de repente, não há telefones, nem internet, nem televisão. Não há como descobrir o que aconteceu. Nem como conseguir ajuda.
A fome é uma ameaça. Os valentões tentam dominar todos os outros. Uma criatura sinistra está à espreita. Os animais estão sofrendo mutações, e os próprios jovens estão mudando, desenvolvendo novos talentos - poderes inimagináveis, perigosos, mortais -, que ficam mais fortes a cada dia.
É um mundo novo e aterrorizante. Cada um terá de escolher o seu lado para a batalha que se aproxima. Os moradores locais contra os riquinhos. Os fortes contra os fracos. As aberrações contra os normais. E o tempo está acabando: no dia do seu aniversário, você vai desaparecer, como todos os outros.

Esta resenha não contém Spoilers.

Altas expectativas para ler Gone - O Mundo Termina Aqui. Tanto pela onda de distopias, que tratam de um mundo pós-apocalíptico, cada livro à sua forma, quanto pela ficção científica, o gênero a que melhor pertence este livro. Não é uma distopia, pois não ocorreu um apocalipse, mas contêm elementos parecidos, como a criação desse mundo novo em que acontece a história.

A premissa de Gone é simples: num belo dia, como qualquer outro, na sala de aula da escola, Sam está assistindo à uma aula de História quando seu professor desaparece. Puf. E no mesmo instante, outros colegas também somem. Na verdade todas as pessoas maiores de 14 anos pufam. O caos se instala na cidade de Praia Perdida. Sam logo completará 15 anos.

LGAR, Lugar da Galera da Área Radioativa, é o nome batizado da região de 32km de diâmetro, cujo ponto central é a Usina Nuclear, e que agora estão todos presos. Ninguém entra, ninguém sai. Uma barreira impede que qualquer ser vivo transpasse para o lado de fora. Sem telefone, sem Internet. Crianças sem pais, bebês morrendo, valentões tomando conta da cidade... Isso é SÓ o começo, porque várias mutações começaram a acontecer.

Como personagens que se destacam estão Sam, o típico garoto perfeito, com espírito de liderança e algo a mais; Astrid, a garota inteligentíssima; o Pequeno Pete, irmão autista de Astrid, sempre com seu GameBoy nas mãos; Quinn, o brou de Sam, personagem que mais odeio desta história toda (leia e saberá); Edílio, o hondurenho destemido; e Lana, a garota forte que tem um dom.

O autor Michael Grant não poupa palavras em sua narração, e a faz muito bem, porque nem percebi as 518 páginas passarem nos seis dias de leitura. No entanto, o que percebi foi que todas essas página tinham um peso, literalmente falando, porque o impresso é pesado e até cansa segurá-lo. Primeira dica: apoie o livro enquanto lê. Outro problema está na revisão. Não encontrei o número da minha edição para poder relevar a revisão que deixou tantas pontuações e palavras escritas erradas passarem despercebido.

Não digo que é algo negativo, no geral, mas para mim sim: o autor explica uma parte do que está acontecendo no primeiro livro e o gancho para o segundo, Fome, não é dos melhores. Você poderia se contentar só lendo Gone. Preferiria que o suspense fosse mantido pelo menos por mais um livro, já que era a explicação que mais queria saber desde que busquei-o para ler.

A capa é ainda mais bonita ao vivo, com vários tons de azul, as silhuetas dos personagens principais em destaque, lembrando até os pôsteres do famosos seriado Lost. E recomendo que considere essa analogia. Junto do número dos capítulos há a contagem regressiva até o minuto em que Sam completará 15 anos.

Prepare-se para um ótimo livro jovem de ficção científica, com muita ação, suspense, sobrenatural, um pouco de romance, violência e sangue. Estou até pensando em emendar a leitura com Fome, segundo livro da série. ;)





Leia outras resenhas da série Gone:
[ 3 ] Lies (disponível em inglês)
[ 4 ] Plague (disponível em inglês)
[ 5 ] Fear (lançamento em inglês em Abril de 2012)
[ 6 ] Light (lançamento em inglês em Abril de 2013)

*informações retiradas do blog Psychobooks



Gone - O Mundo Termina Aqui pode ser encontrado em:
Skoob 




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails