18 de janeiro de 2012

Resenha: Fome, de Michael Grant

Título: Fome - Um Livro Da Série Gone
Título Original: Hunger
Série: Gone #2
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Páginas: 532

Sinopse:
Já se passaram três meses desde que todos com menos de 15 anos ficaram presos na bolha conhecida como LGAR (Lugar da Galera da Área Radioativa). A quantidade de comida diminui vertiginosamente há semanas. Primeiro foram os sorvetes, doces e todo o estoque do McDonald’s. Enquanto isso, toda a carne, como as frutas e legumes, apodreceram. Desesperados, os garotos liderados por Sam precisam encontrar uma nova fonte de alimento. Para piorar, Escuridão, uma criatura sinistra que viveu enterrada no fundo das montanhas, começa a convocar alguns adolescentes para influenciá-los, guiá-los, manipulá-los...

Esta resenha não contém Spoilers.

Fome. É isso que todos os moradores do LGAR sentem. Todos desperdiçaram comida como se não houvesse amanhã saqueando o supermercado, invadindo as casas, atacando armários e geladeiras. Eles poderiam plantar a própria comida você pensa. E eu te respondo: vá ler e você descobrirá a resposta no primeiro capítulo.

O Sam é o prefeito de Praia Perdida e a responsabilidade sobre tudo recai sobre ele: brigas entre irmãos, decidir se as crianças podem ou não fazer tais coisas, e entre muitas outras, como conseguir o bendito alimento. E todos estão a ponto de fazer o que for preciso para comer.

Já do lado de Caine, a situação é terrível e tende a piorar. E a Escuridão está tentando reunir forças, mexer os pauzinhos

Nunca terminei de ler um livro de uma série e comecei o seguinte, direto, mas com Gone e Fome aconteceu. E olha a quantidade de páginas deles (e o tempo que levei para lê-los - me surpreendi).

Uma das características que achei interessante na narração de Michael Grant é que, ao contrário da maioria dos livros sobrenaturais, seus personagens, como Astrid, acreditam em Deus. Os autores parecem se esquivar desse assunto, ou quando algum personagem cita é aquele típico esteriótipo de religioso fervoroso.

Assim como em Gone, um dos trunfos do autor é permitir o leitor acompanhar diversos pontos de vista sobre um mesmo assunto, ou sobre algo que está acontecendo no mesmo momento só que em outro lugar, outras situações. Realmente fantástico. Ele entra no personagem e te faz sentir os medos e angústias dos principais jovens.

Ainda outro trunfo, que considero fascinante é que o Michael Grant consegue dar personalidade e vida própria para quase 30 personagens! Genial. Eu que não gosto de narrativas com muitos personagens justamente por me perder, confundir etc. não tive problemas na leitura, porque cada um é único.

Este é mais sombrio que o anterior, e se você achava que tudo estava perdido, agora duplique esse pensamento.

Muito sangue, muitas mortes, muita ação, muita ganância, muito poder.

O livro termina com poucas questões abertas, mas cruciais. No entanto, ficaremos sem as respostas até o lançamento de Mentiras (Lies), o terceiro livro da série Gone, ainda sem data, já que Fome é um lançamento recente. Quem souber inglês, não pense muito e invista na série que terá o quinto livro, Fear lançado dia 3 de abril no exterior.


Leia outras resenhas da série Gone:
[ 1 ] Gone - O Mundo Termina Aqui (2010)
[ 2 ] Fome (2011)
[ 3 ] Lies (disponível em inglês)
[ 4 ] Plague (disponível em inglês)
[ 5 ] Fear (lançamento em inglês em Abril de 2012)
[ 6 ] Light (lançamento em inglês em Abril de 2013)

*informações retiradas do blog Psychobooks


Fome pode ser encontrado em:




 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails