21 de dezembro de 2011

Resenha: Confissões de um Turista Profissional, de Kiko Nogueira

Título: Confissões de um Turista Profissional
Autor: Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 94

Sinopse:
Kiko Nogueira é diretor de redação da revista ALFA. Neste livro traz tudo o que você queria saber sobre viagens e que os guias jamais vão contar! 
"Apesar de Kiko e Jota Pinto se parecerem um pouco fisicamente e andarem tão juntos que já são quase uma coisa só (os dois tem a mania insuportável de fazer uma vozinha macabra e fina que geme histericamente quando alguém conta algo tedioso), a maneira como conheci o primeiro é completamente diferente da maneira como conheci o segundo. O Kiko, eu conheci num bar da Vila Madalena, há uns sete anos. Ele é primo de um amigo do amigo de um ex-namorado meu, que na época não era nada meu e nem estava na mesa porque eu ainda namorava o primo dele, que não era amigo de ninguém. Acho que é isso. Falei que eu escrevia e o Kiko se interessou em ler alguma coisa, daí mandei alguns textos e ele adorou. Começamos a trocar uns e-mails e nunca mais paramos. Hoje temos uma linda amizade. (intelectual, espiritual, fraternal) e um dá muita força pro outro: ele publica tudo o que eu escrevo e eu falo que ele aparenta ter 28 anos. Já com o Jota Pinto a coisa se "deu" completamente diferente. Nós nos conhecemos numa balada da Vila Madalena, há uns sete anos. Ele é amigo de um primo do amigo de um ex-amigo meu, que na época era namorado, mas que nem estava na mesa porque eu o estava chifrando com o seu melhor amigo, que não era primo de ninguém. Acho que é isso. Falei que eu escrevia e o Jota Pinto se interessou em ler alguma coisa, daí mandei um material e ele achou tudo uma grande droga. Começamos a trocar uns e-mails nos xingando e nunca mais paramos. Hoje nutrimos um ódio especial um pelo outro (intelectual, espiritual, fraternal) e no que podemos atrapalhar a vida um do outro, atrapalhamos: ele não publica quase nada do que eu escrevo e eu simplesmente falo a verdade." 
O livro é escrito por Jota Pinto Fernandes, pseudônimo sarcástico de Kiko Nogueira, e se propõe a contar em várias crônicas "as verdadeiras faces de vários lugares por onde viajou", mas, na verdade, só pontua algumas experiências frustrantes, momentos vergonhosos e fatos estranhos sobre alguns desses lugares.

Lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, a região Nordeste, Cuba, Tailândia, Estados Unidos, Japão, Paris, e muitos outros, sempre se têm alguma ação vergonhosa do "programa para turistas" a ser comentada e lugares que não se deve visitar. Algumas crônicas não chegam a falar de viagens, mas são críticas sociais aos governos, e falam das pessoas e como elas são esquisitas, por vezes.

"Comprar também é cultura Nova Iorque fica muito mais interessante quando você a vê de dentro de um shopping."

Falando do impresso, cada uma das 37 pequenas crônicas humorísticas são intituladas e ilustradas. A fonte é agradável, as páginas são amareladas, o livro é leve e maleável, o que facilita a leitura e seu manuseio. São as características que mais gosto nos livros da Editora Novo Conceito.

Para os viajantes e entusiastas, pode ser uma boa leitura, assim como para quem já passou pelos lugares descritos no livro. Para mim, não funcionou como o esperado, salvo algumas das crônicas que cumprem o papel de extrair humor das situações típicas de viagens.



Confissões de um Turista Profissional pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob   





-
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails