31 de agosto de 2011

Resenha: Em Chamas, de Suzanne Collins


AVISO:
esta resenha NÃO contém spoiler algum sobre livro.
Aliás, não leia nem a sinopse se não quiser saber absolutamente nada sobre a história 
- é o que recomendo.

Título: Em Chamas
Título original: Catching Fire
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collings
Editora: Rocco
Páginas: 413

Sinopse:
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos.

~ se ainda não conhece a série ~
Veja a resenha do primeiro livro: Jogos Vorazes.

Como começar...

Estou escrevendo esta resenha a uma da manhã do dia 28 a maior parte dela foi escrita neste dia. Acabei de ler o livro.
Sabe por que estou escrevendo agora? Ainda sinto aquela emoção de fim de livro, e tenho absoluta certeza de que, ainda assim, não passarei o que realmente quero. É um favorito. É o que acontece quando se gosta tanto de um livro: não se consegue falar sobre ele.

E já me faltam palavras.

Ouvi em algum lugar que "quando um livro é bom, enquanto você não está lendo, está pensando nele". É isso, exatamente isso que Em Chamas fez comigo. Pensava nele a todo momento. Que não deveria estar em minha tarefa atual, mas que deveria estar lendo.

Hoje, sinto até que foi uma injustiça classificar Jogos Vorazes, o primeiro livro, somente com 4 estrelas. Sim, pois agora percebi quão grande é essa história, esse mundo distópico de Panem. O quanto a Capital impõe as regras à sua população. O quão nojentos podem ser os governantes, como o detestado Presidente Snow.

O livro é cruel, recheado de pessoas que Katniss não sabe se pode confiar. Ou pode? Há sofrimento, há sangue, há mortes. Há o sentimento de rebeldia. "Acabe logo com isso, Suzanne Collins, por favor" é o que se pega pensando ao ler Em Chamas.

Minha leitura foi acompanhada de uma série de reclamações e revoltas de minha parte. Não acreditava nas situações absurdas que aconteciam durante toda a história, com cada um dos nossos personagens. Fiquei inquieto. Acabei com minhas unhas (diversas vezes). Sentimentos de tensão, nervosismo, ansiedade, compaixão, surpresa. Uma vaga sensação de esperança paira por alguns segundos, mas logo se esvai, sem dó.

O segundo livro me deixou mais tenso que o primeiro, mas em um quesito eles se igualaram: a leitura se torna desesperadora! Ler mais de 50 páginas em uma sentada é a coisa mais fácil de acontecer. Se pegar começando às 23h e indo dormir lá pelas 2h, só pra não ficar com sono no outro dia, é fatídico.

Da mesma forma que o anterior, este é dividido em três partes:
Parte I - A Fagulha
Parte II - O Massacre
Parte III - O Inimigo
Todas são intensas, e, em momento algum, me passou pela cabeça que gostaria menos de Em Chamas. Cada vez mais meus olhos se abriam para ver a genialidade de Suzanne Collins.

Se você achou a Capital terrível antes, prepare-se para o que vem a seguir.

Se você não leu Jogos Vorazes, para começar a trilogia, LEIA AGORA!


A Esperança é o terceiro livro da série, com previsão de lançamento para 4 de outubro (continuarei meu martírio até lá), e está em pré-venda no Submarino.



O filme The Hunger Games teve um Teaser Trailer divulgado esta semana. É de arrepiar. A previsão é para 23 de Março do ano que vem (aumente o som de deixe rolar).


Descubra seu Distrito e participe dos Jogos Vorazes em http://www.thecapitol.pn/







Leia outras resenhas (todas sem spoilers) da série Jogos Vorazes:
[ 1 ] Jogos Vorazes
[ 2 ] Em Chamas
[ 3 ] A Esperança



Links já com cupom de desconto!
Jogos Vorazes pode ser encontrado nos seguintes sites:
Submarino.com.br



Em Chamas pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob
Submarino.com.br



A Esperança pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob
Submarino.com.br



Você pode comprar os dois primeiros livros juntos:
Submarino.com.br

 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

Related Posts with Thumbnails