22 de julho de 2011

Resenha: The Bad Beginning, de Lemony Snicket

Título: The Bad Beginning
Título Nacional: O Mau Começo
Série: A Series of Unfortunate Events #1
Autor: Lemony Snicket
Editora: HarperCollins
Páginas: 176

Sinopse:
Violet, Klaus, and Sunny Baudelaire are intelligent children. They are charming, and resourceful, and have pleasant facial features. Unfortunately, they are exceptionally unlucky.
In the first two books alone, the three youngsters encounter a greedy and repulsive villain, itchy clothing, a disastrous fire, a plot to steal their fortune, a lumpy bed, a deadly serpent, a large brass reading lamp, a long knife, and a terrible odour.
In the tradition of great storytellers, from Dickens to Dahl, comes an exquisitely dark comedy that is both literary and irreverent, hilarious and deftly crafted. Never before has a tale of three likeable and unfortunate children been quite so enchanting, or quite so uproariously unhappy.
Hoje, a resenha é diferente: primeiro livro em inglês que li e senti que posso dar minha opinião sobre ele. Gostaria de relatar minha experiência com essa leitura.

Digo isso, porque estou sempre em busca de um livro em outro idioma que tenha um vocabulário fácil, para que eu possa entender a história com meu nível de inglês. Primeiros capítulos de diversos títulos estão no meu computador e The Bad Beginning (Mau Começo) achei que daria para encarar. Me surpreendi. Não que eu tenha entendido cem porcento do que está escrito, mas para iniciantes, entender uma grande parte é um incentivo e tanto.

A linguagem é fácil e me proporcionou uma leitura rápida. Lemony Snicket conversa com o leitor durante a narração, desencorajado a leitura caso você prefira um livro mais alegrinho e com um final feliz. Posso dizer que isso só aguça mais ainda a curiosidade de saber qual será a próxima desgraça que os irmãos Baudelaire vão sofrer.

"If you are interested in stories with happy endings, you would be better off reading some other book. In this book, not only is there no happy ending, there is no happy beginning and very few happy things in the middle."
 "Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."

É de se sentir dó de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire.

Enquanto estão na praia, se divertindo um pouco, Mr. Poe, amigo da família, chega com a notícia que mudará suas vidas: um incêndio destruiu a mansão em que moravam e seus pais não sobreviveram. Sozinhos eles não podem ficar, e o parente mais próximo mora do outro lado da cidade e nunca ouviram falar: Count Olaf (Conde Olaf).  Sem escolha, se mudam para a estranha casa do conde.

Conde Olaf, o novo "pai" dos irmãos Baudelaire está de olho mesmo é na fortuna que eles têm no banco, que só Violet poderá mexer neste dinheiro quando atingir a maioridade. Então... sim, ele vai fazer de tudo para por a mão nesse dinheiro, e claro, só contribuirá para o mar de desgraças pelo que os irmãos passarão.

Bem, tem uma razão para a série se chamar Desventuras Em Série.  ;D


Sobre as personagens, há muito o que se falar. Recomendo descobri-los durante a leitura, mas não posso deixar de citar suas principais características. Violet, a mais velha, é muito inteligente e adora inventar coisas; Klaus, o irmão do meio, adora ler e é quase uma enciclopédia ambulante; já Sunny, bem... ela tem quatro dentes (e sabe usá-los); Sr. Poe, cuida do dinheiro e do relacionamento das crianças com o tutor; a vizinha Justice Straus, com quem, finalmente, os irmãos podem contar; Conde Olaf, o sarcástico, malvado (precisava dizer isso?), egocêntrico, ambicioso e egocêntrico (ahã!).


Desde seu lançamento, folheava na livraria e ficava intrigado com as primeiras páginas. "Eu preciso desses livros!". O que nunca ajudou, e ainda não ajuda, é o elevado preço a que cada livro é vendido, infelizmente.

A série ainda originou o filme Desventuras Em Série - que já assisti é e ótimo! - usa como base os três primeiros volumes (Mau Começo, A Sala Dos Répteis e O Lago Das Sanguessugas), e tem como Conde Olaf, ninguém menos que Jim Carrey.

Como falei numa postagem anterior, comprei alguns volumes da série How To Train Your Dragon (Como Treinar O Seu Dragão), e li, com dificuldade, o primeiro, com o mesmo título. Esperava uma escrita fácil, da mesma forma, haja vista o público a quem mais se direciona. A dificuldade foi o contexto viking, fora da nossa realidade. Há muitas palavras que não conhecia o significado e, encontrá-lo no contexto, também não era possível. Para mim, nível básico-mas-me-viro-bem, não deu certo, no entanto, The Bad Beggining supriu essa minha vontade de ler e entender um livro em inglês.


E vocês, gostam da série? Já leram algo em inglês? Quais livros vocês recomendam?







O Cabine Literária mostra  neste vídeo o incrível Box da Série: clique aqui para assistir.


The Bad Beginning pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob   |   Book Depository (compre o livro com frete grátis)   |   Box da Série  


Rafael
 -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

11 comentários:

Que lindo, Rafa, lendo livros em inglês ;D
É isso aí, tem que ir aos poucos.
Adorei o livro que você conseguiu ler, eu adoro essa série (embora esteja na metade da série ainda ;s) Mas me divirto com o jeito como o autor escreve, atiçando a curiosidade do leitor enquanto o convida para ler coisa melhor HAHA
O filme é mesmo hilário, e minha personagem favorita é a bebê, só por causa dos significados inventados para sílabas que ela balbucia XD
Espero ver mais livros em inglês sendo resenhados no seu blog!
Beijos

Oi Rafael!

Parabéns por ler um livro em inglês! (o meu é #fail sei apenas o básico do báasico mesmo).

Assisti ao filme a muito mas muito tempo atrás, e confesso que o Jim Carrey me assustava. Morria de medo dele no filme, e realmente: Só tem desgraça.

Gostei da sua resenha! Realmente muito boa.

Essa série é bem grandinha não? E o preço não é legal... *chora*

Espero ler um dia.

Beeijos!

Bia | Blog Livros e Atitudes

Lis,
Que bom que gostou! Adoro quando Lemony fala isso, hahah! As falas da Sunny são sempre complementadas com o que ela realmente quis dizer. xD

Bia,
Obrigado! Sim, são 13 livros, e são carinhos. Em inglês, são muito mais baratos! *-*
Leia, sim, você vai gostar.

Beijos e ótimo finalzinho de semana!

OMG!! Alguém q tb tá lendo essa coleção em inglês?!?!
Vc já viu uma box q vem a coleção completa?!?!
É linda, linda!!

Eu sou doida pra comprar, por enquanto tenho os 2 primeiros q ganhei, em português.

Simplesmente perfeita a postagem!!
Bjsss

Oi, Ana!
Sim, eu vi, e é um sonho de consumo. *____*
Muito obrigado e que bom que gostou!
Beijos

Oi Rafa!Você Leu em inglês! \o/ Que legal!!

Eu amei esses os livros!! Tive sorte por que meu amigo tem todos da série e pode me emprestar. Eles são muito caros. oO

Eles são bem levinhos, divertidos e as vezes bem exagerado!! Haha. A Sunny é fofíssima e super inteligente (ela é minha favorita)!! rsrs

O filme eu gostei muito! Apesar de ser diferente e ser meio que o resumo de alguns dos livros!!

Ahh. Ja pensou em ler Diario de um banana em inglês?! Ja pensei em comprar eles pra começar a treinar um pouquinho! Tem mais desenhos do que falas.rsrs E qualquer palavrinha diferente é so recorrer ao dicionário! =P

Beeijo

Oi, Sheylla!
Que sorte, por aqui não conheço ninguém que tenha. Aliás, não conheço muitos leitores, não. õ_O
Sim, já quase comprei o Diário de um Banana, mas é carinho, capa dura. Como já li trechos da versão nacional e chorei de rir, essa coleção acho que prefiro em português, justamente para aproveitar as piadas!
Beijos

Parabens Rafa!!!
Eh isso ai, basta comecar e persistir. Ja ja vc estara lendo qualquer coisa em ingles.
O curso com certeza ajuda a sua leitura, e a sua leitura ajuda o curso.
Eh oq os americanos chamam de win win situation. Nao tem como dar errado.
BJAO

Oi Rafa!

Também estou lendo pela primeira vez em inglês. É um desafio e tanto, estou lendo um livro com inglês britânico e que é gigante, é o "One Day" do David Nicholls. Entendi muito bem o livro e a leitura vai ser mais rápida do que imaginei. Adorei sua resenha!

- Matheus Goulart, Bobagens e Livros

Lívia,
Obrigado! É algo que sempre quis era ler em inglês, e agora já dei um passo até significativo (pelo menos para mim ^^).

Matheus,
Ah, Um Dia deve ser muito bom! Preciso ver o primeiro capítulo dele, também. Continue lendo que quero ler sua resenha.
Obrigado!

Abraço, pessoal!

Parabéns Rafa! Também quero tentar ler alguns livros em Inglês, mas também sou nível básico-mas-me-viro-bem... =D Esta série já li, mas foi em português mesmo... e adorei! Dá pena todas as desventuras que os Baudelaire têm de enfrentar, mas é uma leitura muito interessante!!

Ah, amei o novo layout do blog!
Abração!!

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails