28 de junho de 2011

Dicas Daquela História: Resistindo às Tentações

Chegam as faturas dos cartões de crédito, e você se depara com 4 ou 5 compras parceladas em diferentes lojas online de 20 a 30 reais cada uma. O que foi que você comprou?, eu te pergunto. Se você adora ler, muito provavelmente, você gastou tudo isso com livros.


Pois é, não é exatamente a minha realidade, porque seria um valor muito alto que nem tenho como pagar, mas esta situação acontece com várias pessoas, justamente porque compram o que amam: livros e mais livros.

O vício da compra, como se livrar dele?

Por mais que você compre alguns lançamentos de livros hoje, pela Internet, onde se concentram os melhores preços, até eles chegarem, você já não terá mais toda aquela vontade de lê-los, afinal, em uma semana (ou mais) já surgiram outros lançamentos imperdíveis, então você começa a procurar por outros livros que te deixam maluco de vontade de tê-lo em mãos, naquele momento.
Mas, e os que acabaram de chegar? Ah, depois eu leio, pera aí, que esse aqui eu não posso perder!

Para tudo!
"Pera aí, que esse aqui eu não posso perder!"? Quer dizer que está falando de...

Promoções imperdíveis!
Socorro! Estas são as maiores vilãs de todos os tempos: as benditas promoções-irresistivelmente-imperdíveis.

É um livro que está 50 reais que vai pra 9,90 e você não pode perder; um kit de cinco livros a 20 reais que você não pode perder; seis livros, sendo que três deles você já têm, mas não pode perder, porque vem um copo de plástico com um adesivo escrito  EU S2 ESTA SÉRIE.

Mas se um kit de 5 livros está em promoção, com certeza, têm mais uns dez que você simplesmente não acredita que estão naquele preço, consequentemente, coloca tudo no carrinho de compras.

Calma aí, e os livros que você acabou de receber?
Ei, já não falei que leio depois?
Mas você vai ter livros até o fim da vida se continuar desse jeito! Então chegamos à...

Pilha de leituras pendentes!
Se você compra ou recebe 5 ou 6 livros por mês (se não mais!) e não dá conta de ler metade em um mês, já deu pra perceber que sua lista de leituras pendentes está aumentando, né? E você me diz que precisa comprar mais?!
Sim... mas tá em prom...
NÃO! VOCÊ NÃO PRECISA!
É lançamen...
NÃO!
Tá barato...
NÃO! Tá, o quanto mais barato?
Três reais... sem frete...
NÃO!


Claro, você também não precisa se privar de comprar o último DVD do Harry Potter, mais, de brinde grátis, um livro sobre Harry Potter, em que tudo custaria, pelo menos 50 reais e pagar 4,90, né?

Papo sério.
Se você tem 80 livros na sua estante ainda não lidos (lembre-se que você já pagou por eles), porque não lê-los?
A promoção imperdível de hoje, provavelmente, vai ser a promoção imperdível da semana que vem, ou do mês seguinte, então, porque não esperar desafogar as contas que você já fez há alguns meses para comprar mais um ou outro lançamento?

Sei que é muito difícil. Mesmo.
Ainda mais quando bombardeiam seu email, Twitter, Facebook, Orkut, e afins, de promoções "Até 75% de desconto!", ou "Bombástico: 90% de descontos nos livros que você mais quer! Só hoje!".
Você realmente achou que os últimos lançamentos vão estar realmente com 90% de desconto?

Se você acha que está se descontrolando, de verdade, mande um email lá no Contato do blog, que te envio o MSN do grupo (só pra evitar que o endereço vire spam). Podemos papear e resistir a promoções imperdíveis juntos, no grupo de apoio, e economizar algum dinheiro no fim do mês mais informações, mande o email. ;D

Como vocês lidam com este assunto?
Rafael



Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

  -
O conteúdo deste post é protegido. 
Caso queira reproduzir alguma parte, favor consultar as políticas do blog. 

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

22 comentários:

Entao. Ontem me falaram que eu to parecendo viciado em droga! Dizendo : é so essa vez, nao compro mais, é a ultima, so preciso desses, ta tao barato, e dpois fico tranquila!! *-*
Enfim, esse é meu caso, comprei livros semana passada, comprei ontem, e to querendo comprar hoje de novo. Eu sou viciada, compulsiva, assumida. Serio. Ta virando doença já. Vou me proibir de visitar Saraiva e Submarino!!
E até que nao devo tanto pq me controlo, acho que minhas prestações estao em 35 reais ao todo, e so vou ficar até fim do ano pagando sabe.rsrsrs Então. Mainha ja ta pirando comigo, todo mundo diz que sou louca, eu to começando a concordar. Mas definitivamente comprar livros só em Outubro que é mes do meu níver, e eu mereço sabe. rs

Beeijo ♥

A questão é que dou conta dos livros, mas digamos que tenho uns 10 que nunca li...mas tbm são enormes, cansativos e ler todos eles de uma vez é complicado...preciso dos mais "leves" pra equilibrar as coisas...rs Mas agora ja to repleta de livros pra ler. *-*
Então acho q ta na hora de dar um basta!! \o/

Não conhecia o blog, mas gostei, claro seguirei.

Livros e mais livros, esse é uma questão que está ligada a nós leitores compulsivos.

Sou um comprador compulsivo, tenho comprado cada vez mais livros por mês, em menos de 9 meses minha estante já conta com 98 livros, sendo que pouco menos da metade ainda não foi lida, e mesmo assim continuo a comprar, mas nunca e em hipótese alguma faço dividas, dividir, nem no sonho, se não posso comprar a vista, ótimo deixo para a próxima, sou anti-dividas, mas ainda assim compro compulsivamente, ontem tive que resistir a uma dessas promoções imperdiveis, porque esse mês ela já me lograrão com mais de 8 livros, tenho tentado me abster de comprar livros, afinal como foi colocado no post e as leituras pendentes?

Estou tentando diminuir minha lista de leituras pendentes e espero ter sucesso nessa empreitada.

Ótimo post!

http://sempre-lendo.blogspot.com/

Abraços
Juan

Olá, Sheylla e Juan!
É uma verdade que amamos livros e isso é ótimo, mas nossos bolsos é que pagam (ou não) o pato. =/
Mas podemos resistir às promoções e poupar-nos um pouco dos gastos.
Ótima semana para vocês!

Ai Rafael! D=

Estou sofrendo com este problema. Mas aí ó! Não é minha culpa!
A culpa é da PROMOÇAO IMPERDÍVEL (e da minha mãe que fala - ha, se ta barato compra! -[teamomãe!]).

Essas promoções surgem do nada e me deixam doida!

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS
Tomei uma atitude.

- Juro solenemente (que não pretendo fazer na...) que vou comprar só o jogos vorazes (e o em chamas =B) e vou ler os que tenho aqui. São uns 30 eu acho... (meu deus....)

Não! Não vou desistir! Vou tentar resistir a tentação da biblioteca (santa biblioteca!) e vou ler os meus. É.

Obrigada por abrir meus olhos. Vamos ver se aguento. rs

Quanto ao mande um alô por contato, estou certa de que já sei sobre o que se trata não? Já faço parte.

Beeeeeeeeeeijos

E vamos ler + e comprar - Eeêe õ/ (naaaaaaaao! Tô vendo que vou sofrer...)

Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

Haha, aqui um diz "sim" outro diz "não".
30 livros é bastante! E eu sei o que é isso e continuar comprando.
Sim, é sobre aquilo mesmo. Você já faz parte e já está salva, haha.
Beijos

"A promoção imperdível de hoje, provavelmente, vai ser a promoção imperdível da semana que vem, ou do mês seguinte, então, porque não esperar desafogar as contas que você já fez há alguns meses para comprar mais um ou outro lançamento?"

esse é meu mantra!!!
eu fiquei off grande parte do dia ontem, e não abri o site da submarino *-* tô orgulhosa de mim!

beijo rafa
parabéns pelo post-denuncia! hahahahaha

Oi, Bibs!
Não perdeu nada, ontem, viu. ^^
E assim continuamos economizando e lendo o que já temos.
Beijos

EU AMO LIVROS E ADORO LER, MAS AINDA BEM Q Ñ SOU UMA COMPRADORA COMPULSIVA [TÁ, EU ACHO Q O FATO DE Ñ TER EMPREGO AJUDA TBM A RESISTIR - RSRSRS]

BJINHOS!

@BempraMente
@swannx
SWAN

Olha, eu não sei o que seria de mim se eu trabalhasse... eu provavelmente gastaria todo o meu salário com livros!
Quem alimenta o meu vício são os meus pais, já que eu não trabalho... por isso acaba sendo mais fácil controlar, eles controlam! :P

Beijinhos!
E sucesso com o blog!
Amanda - Lendo&Comentando
http://lendoecomentando.blogspot.com/

Oi querido, tem selinho pra ti no BpM http://bempramente.blogspot.com/2011/06/selinhos-4.html

Bjinhos!

@BempraMente
@swannx
Swan *-*

Também tenho um blog literário, é:
www.graziescriora.blogspot.com

Eu sofro com essa de gastar viu?!
Não consigo parar de comprar livros. shuaishuihaui
Entrei pra Rehab! =P
Muito legal o post, ri muito! rs

beeeeijo, Nayanne =*
http://www.bookaholicworld.com/

Muito obrigado...
Esta postagem me salvou naquele dia de promoção do Submarino... xD
@_maylonsilva
pequenoescritor-m.blogspot.com

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'

ADOREEEEEEI.
Isso realmente acontece com muita gente.
Sorte que eu não posso fazer nada disso... mas eu tinha o costume de comprar uns 50 reais todo mês... claro, eu só fazia isso com uns 2 livros sobrando na prateleira.
Mas muita gente faz isso mesmo. É quase que uma necessidade, se eu tivesse podido comprar VA, Jogos Vorazes e os livros do IAN naquela promo bombástica do submarino eu estaria lotada de dívidas hoje. haha

Adorei o post. Me tornei compradora compulsiva ano passado e minhas leituras não acompanham as minhas compras. No momento estou com uns 80, sim OITENTA, livros para ler.
Não sabia o que fazer pois eu tinha esse problema grave com promoções imperdíveis, lançamentos de continuações de séries imperdíveis aoeiheaoieiao
Daí a Livia do wishingabook fez a #rehab e eu decidi entrar nela e deu certo =D
Agora que eu to faz um bom tempinho sem comprar eu decidi fazer minhas próprias regras de rehab... a cada 5 livros que eu ler eu posso comprar 1.
Isso com certeza vai me ajudar a terminar os que eu tenho aqui mais rápido =D

Não ter um emprego ajuda a segurar os gastos, hehe, mas nada impede de fazer grandes compras/contas ao final do mês. :P
Essas promoções são malévolas! Imperdíveis, mas malévolas.
Hum, eu sei o que é ter uma grande quantidade de livros para ler e não ler. Eu vi há alguns dias os posts da Lívia de Rehab, achei muito interessantes!
Ótima semana!

Ola!
Eu tenho um programa no meu blog chamado Wednesday Rehab. Convido todos aqueles que tem varios livros nao lidos a tentar parar de comprar por um tempo, e tentar diminuir a pilha.
Eu gostaria de postar o link desse seu artigo no meu blog, direcionando os leitores do Wednesday Rehab para ca e le-lo.
Para a proxima quarta-feira - Wednesday Rehab.
Se voce quiser passar la no blog, deixando o link abaixo.
Otimo post!
Livia
www.wishingabook.com

AMEI seu post!!!
O mais dificil de tudo é resistir as promoções.
Confesso que comprei alguns livrinhos na promoção do Submarino,mas não ultrapassei o orçamento *ufa*

Bjs

Adorei o post!!!!! E é bom ver que eu não estou sozinha nesse descontrole financeiro em relação a livros!!!! A pilha realmente só aumenta e só agora é que eu estou conseguindo resistir às tentações!!!! Devo ter pelo menos uns 60 livros para ler!
A única coisa que atrapalha a minha lista agora são livros emprestados (que sempre vão pro começo da pilha né), mas pelo menos é de graça ihihi!

Bjão!
cinesouvent.blogspot.com.br

Adorei o post. Vou tentar me controlar mais agora.
Mesmo que isso seja uma das coisas mais difícies.. como resistir aquele livro de 9,90? Voce pode nunca mais achar ele naquele preço e ter que pagar mais caro..
Parabéns pela dica.
Beeijos!

booksmylovers.blogspot.com


Post de qualidade, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP, ótima, recomendo a leitura desse artigo

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails