29 de abril de 2011

Resenha: Academia de Vampiros - O Beijo Das Sombras, de Richelle Mead

Título: O Beijo Das Sombras
Título original: Vampire Academy
Série: Academia de Vampiros #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 320

Sinopse:
"Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que descubram, e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Richelle Mead renovou as histórias de vampiros pós-Crepúsculo, os quais são fofinhos e românticos.

O Beijo Das Sombras é o primeiro livro da série Academia de Vampiros (Vampire Academy - VA).

Rosemaire Hathaway, Rose, é uma dampira (vampira + humana) que está prestes a ser a guardiã de sua melhor amiga Vasilisa Dragomir, Lissa, uma Moroi (vampiros bons), para protegê-la dos Strigoi (vampiros maus)*, como fazem os guardiões: protegem os Moroi.

Rose e Lissa levam vidas normais na Academia de São Vladimir, tradicional colégio interno, até que, um dia, as duas resolvem fugir para o 'mundo real', com pessoas normais. Não por rebeldia, por necessidade. E estão em perigo, pois Strigois podem atacá-las a qualquer instante e o alimento -sangue- não é tão fácil, ou justo, de se conseguir.

Ao serem descobertas e escoltadas de volta à escola, Rose deve ficar em reclusão, como castigo, não podendo se socializar, e vários treinamentos para guardiões são marcados, nos horários vagos antes e após as aulas, com Dimitri Belikov. você pode até querer esperar romances por aqui

Cada Moroi deve se especializar em um elemento, como terra, água, fogo e ar. Lissa, ainda não se especializou em nada, mas tem o domínio de poderes, hã... não muito normais.

Em meio a muitos boatos e diversos animais mortos, Lissa se mostra uma princesa (as Moroi são princesas) frágil e influente.
Rose é forte e determinada e não deixa questões mal resolvidas. Ela é sarcástica e prática. É uma personagem interessante e completa. Aliás, todos eles são muito bem formados.

É dificil querer contar o que você pode esperar de um livro que é tão diferente. Sinto que se falar mais alguma coisa, já serão spoilers, mas posso falar que o livro promete muita ação, romance e mistérios.

Os personagens secundários são muito importantes e úteis durante a história.
Uma curiosidade sobre os Strigoi é que são Morois ou Dampiros que sugaram sangue da vítima até matar, e ao tornarem-se Strigois, não conseguem mais se controlar. O_O

Dampiros vs. Strigois

Sobre a leitura, Richelle, além de super criativa para remodelar criaturas fantásticas de forma perfeita, escreve muito bem. Sem contar a maneira que encontrou para mostrar o que acontece além da visão de Rose, já que esta é a narradora.
Lissa e Rose mantém um laço que permite que uma veja pelos olhos da outra em certos momentos.

Neste universo a mordida é prazerosa e até obscena em determinadas relações.

São justamente essas sacadas que me fez gostar da série, senão, diria ser um mero livro de vampiros.

Levando em consideração que O Beijo das Sombras é o primeiro de seis livros, a história demora meio livro para emplacar, mas depois não tem volta.




* definições baseadas no post Porque ler "Academia de Vampiros", no blog da Cibele.

Academia de Vampiros - O Beijo Das Sombras pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob  |  Site da autora  |

Submarino.com.br



Compre a coleção com os 3 livros:
Submarino.com.br


Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

16 comentários:

Eu gostei do livro. Foi bom, mas nao essa coisa toda que vejo falando por aí. E Dimitri nao é la essa coisa toda. Pelo menos nao achei... ^^
Ahh, eu ja li House of night achei e bem parecido com esse livro.
Pretendo ler os outros em breve.
A resenha ficou muito boa. Parabéns.

Beeijo

jah li inumeras resenhas sobre o livro mas ele nunca me chamava tanta a atenção, dpois dessa resenha comecei a mudar um pouco de idéia..^^'

--
hangover at 16

Sheylla,
Não li HoN, mas já ouvi falarem de comparações. É, não é tão 'divisor de águas' como falam, mas é bem legal, e acho que os próximos dever ser bem melhores e mais densos.
Beijo!

Caue,
Ah, que legal! Fio feliz que tenha gostado e até mudado de ideia. Leia sim! Tenha sua opinião.
Abraço!

Vi teu blog no cantinho do Hugo Vampiro e vim te conhecer.
Esse livro parece bom. Todas as resenhas que tenho lido são ótimas e a sua nao e diferente!
To te seguindo com o perfil do blog e o pessoal
Vem conhecer o Boatos e Afins

beijos

Já havia visto tantas resenhas em outros blogs que resolvi comprar o livro.
comprei os 3 primeiro no submarino (por um preço ótimo aliás) e estão aqui. Tenho muitos pra ler, mas depois dessa resenha acho que eles vão cortar fila...

Beijos Rafael!

livroseatitudes.blogspot

Oi, Marcélia!
Que bom que gostou. É bom, mesmo. :D
Eu passarei por lá, sim.
Beijos

Beatriz!
Haha, corta fila sim. :P
É bem diferente dos outros temas vampirescos.
Beijos

Olha que maldade, só porque tem anos que eu quero ler essa série.. u.u E quando eu digo anos, não é apenas uma forma de dizer.. VocÊ deve estar se perguntando: "Por que essa louca não leu ainda?" Simples, falta de oportunidades.. [I mean.. money rs] Sobre minha ultima resenha..espere pra ver a do livro que eu acabei de ler hoje, acho que vai ser a resenha mais dificil ever.. não sei se ele vai ser o próximo a entrar no blog por causa disso msm...
bom, aproveitando uns minutinhos do meu tempo corridissimo para passar aqui e agradecer pelo carinho..
Bjks

Rafa!

Ainda bem que aproveitei essa coleção por R$29,90.
Agora estou super curiosa pra ler, mas ainda falta tempo, minha fila tá bem grande. Só fiquei mais curiosa com tua resenha.

;)
http://janinestecanella.blogspot.com/

Nath,
Sei como é não ter a oportunidade$, haha. Ainda bem que ainda está numa promo ótima: 3 por 1.
Aproveite. ^^
Passarei de lá!
Beijos

Nine,
Percebi pela sua estante. Pule umas posições da fila, haha
Beijos

Rafaaa, seu DELÍCIA!!

VA é a melhor séria YA de vampiros!! Demorou demais pra começar a ler :P hahahahahahaha

Que bom que viciou, e ó, já te aviso!! MELHORA A CADA LIVRO!! \O/

Beijos, seu lindo!!

@Alba,
Estou comprovando isso, viu. ;D
Maravilha. Logo parto para Aura Negra. :D

Beijos, sua linda.

Que resenha ótima, tem algum tempo que quero ler AV, mas como tenho alguns livros na frente para fazer resenha ainda não pude.
Definitivamente tenho que ler essa série!

Beijinhos

Despertou a minha curiosidade!!! =)
Gostei muito, vou ter q ler rs.. mas antes terei
que esperar esta onda de provas passar primeiro =/

Valeu!
Bjos
Sih

@- Sih -,
Acho que vai gostar de VA!
Já deixe guardados os livros, porque na promoção que está, não dá para perder. rsrs

Seja bem-vinda.
Beijos

@Jessie, muito obrigado!
Recomendo, mesmo. Pule umas posições. rsrs
Beijos

Eu já li todos lançados.
Com essa coleção eu ja fiquei nervosa, ansiosa, chorei...é uma historia que contagia, vale muito apena ler.
Recomendo a todos, não vejo a hora de ler o proximo e ver que vai acontecer.

Bjuss
Viviane Martins

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails