6 de fevereiro de 2011

Resenha: Cilada, de Harlan Coben

Título: Cilada
Título original: Caught
Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Páginas: 272

Sinopse:
Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

Bem, você leu a sinopse. Quero ressaltar só uma frase:

Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar.

Meu primeiro romance policial, Cilada não me decepcionou.
Conta a história de dois núcleos, que logo são interligados.

De um lado Dan Mercer, uma pessoa muito boa, que trabalha com adolescentes e jamais os machucaria é acusado de pedofilia por Wendy Tynes, apresentadora de um programa de TV sensacionalista que se disfarça de adolescentes nos chats para desmascarar caras pedófilos.

Do outro, Haley McWaid é uma garota adorável, no alge dos 17 anos, estudiosa, comportada, regrada, educada. A encandora menina desaparece sem motivos por três meses. Os pais ficam desesperados, pois jamais esperariam que algo de ruim aconteceria a sua filha.

Não é difícil imaginar que os fatos se interligam quando Dan é acusado de matar Haley.
O fato é que Wendy, após ter desmascarado o pedófilo, tem o pressentimento de que causou a morte de um cara inocente, com essa ideia em mente, vai atrás de respostas. Se acha que é totalmente clichê, já te aviso:

"Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página."

A leitura flui muito bem. Escrito de forma totalmente dinâmica, nem se percebe a enorme quantidade de páginas lidas de uma só vez.
Achei muito legal a contemporaneidade do autor ao colocar elementos da internet no livro, como o acesso ao Facebook, Twitter e redes sociais. Difícil livros que interagem tanto com o meio.
"- Olhe, já disse que nossa conversa é extraoficial, mas se você não abrir o jogo comigo, posso mudar de ideia e ir fundo na minha investigação. Revirar cada detalhe. Escavar cada esqueleto até descobrir a verdade. E depois, tudo será oficial.
- Não gosto de ser ameaçado.
- Não gosto de ser enrolada."
Quem assiste ou já assistiu o seriado CSI - Investigação Criminal, sabe que é totalmente viciante quando a equipe do Grissom vai ao encontro de pistas e suspeitos. Pois é, me senti lendo um grande episódio de CSI.

Caso não se lembre do autor pelo nome, ou pelo título Cilada, lançado em 2010, provavelmente se lembrará quando eu disser que é o autor de Confie em mim.

Um ponto super importante que quero ressaltar aqui é o carinho que a editora Sextante teve com o livro, pois a diagramação, a capa, o tipo de papel, tudo está perfeito. O mais incrível é que não há erro algum de grafia (algo, geralmente, corriqueiro).

Harlan Coben escreve de uma maneira deliciosa, que te faz imergir no enredo e te faz conhecer todos os personagens a fundo. Reviravoltas? São incontáveis, e ninguém fica parado.

"Ninguém consegue escapar das próprias mentiras."
 (frase da capa)

Rafael

Cilada pode ser encontrado no seguinte site:
Skoob

Submarino.com.br

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

11 comentários:

Caramba, amei a sua resenha!
É a primeira vez que passo aqui no blog e estou adorando. =)
Eu nunca li nenhum livro desse autor ... até agora!rs Fiquei muito curiosa com essa história e como adoro romance policial (eterna fã da série Mortal - Nora Roberts) vou ter que dar um jeito de botar as mãos nesse livro do Harlan Coben.
Beijos e muito sucesso com o blog! =D

@Dé Lima, Fico muito feliz que tenha gostado.
Seja bem-vinda!
Na série Mortal, tenho Glória Mortal, mas ainda não li, apesar de ter achado muito bom até o trecho que li.
Não vai se arrepender! É do tipo que você vai terminar com vontade de comprar todos os títulos do autor, haha.

Beijos, muito obrigado, e ótima semana!

Eu nunca li nenhum romance policial, mas tenho vontade... Adorei a resenha e me parece ser bem misterioso (coisa que eu adoro), quando eu puder, pretendo ler sim !

@Beatriz Gosmin, também não tinha lido nenhum. Cilada foi um bom começo!
Não vai se arrepender (aliás, vai devorar!).

Ótima semana!

Cilada está há tempos na minha listinha de desejos, mas ainda não chegou nas minhas mãos.... Agora estou me coçando mais ainda! hehehe

@Vih, olha, é 5 estrelas total!
haha, quando puder, leia sim. Depois me diz o que achou. ^^

depois de ler a resenha do livro do assassino, mais um livro policial. acho que é o destino!
quero leeeeeer! parabéns, sua resenha me deixou na vontade =~
assim não há poupança que dure! huahauahaua
no dia que eu declarar falência, dedicarei aos blogs literários xDDD

@bibs,
mas é muito bom, mesmo, haha.
Que bom que gostou! ;D
Ótima semana!

Recebi meu exemplar essa semana para resenha, mal posso esperar para chegar a vez dele na fila *_*

"Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página."

OMFG!!!

Bjs
Mari
Psychobooks

@Mariana,
Mal posso esperar pela sua resenha, Mari.
Sim, é exatamente isso.
Se você é daquelas pessoas que leem o final antes, pode esquecer! Spoiler total!
Beijos

Eu ADORO esse livro!!!!!! To super curiosa pra ler outros títulos do Harlan!! Sua resenha está ótima, como sempre. Achei mto bem colocada sua comparação do livro com a série CSI, pois os dois são realmente viciantes!!!!

Bjinhos!

Swan
@swannx
Bem pra Mente

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails