18 de dezembro de 2010

Dicas Daquela História: Como organizar sua estante de livros

Olá, pessoal!
Me desculpem pelo sumiço. Vestibulares me consomem.

Hoje, venho falar sobre arrumação.
Você vai saber como deixar seus livros mais organizados ou não. :P

Bom para você que quer mudar a cara da sua estante ou não tem idéias de como fazê-lo.

Ontem, sexta-feira, houve uma promoção no Twitter, em que as pessoas deveriam mandar fotos de seus livros. Meu livreiro estava uma bagunça com a mudança do quarto, então aproveitei para organizá-lo.
E para mim ficou perfeito.

Vamos às dicas?



Você pode organizar seus livros de várias formas. Citarei algumas.

#1 - Por cor
Sim, algumas pessoas optam por deixar seus livros organizados pelos tons de cor formando um arco-íris na parede. É curioso e fica super bonito.
Detalhe: você não pode sofrer de T.O.C. para deixá-los dessa maneira, pois livros de séries podem ficar separados, por exemplo. ^^


#2 - Por título
Você tem mais facilidade de lembrar dos títulos do que dos autores? É uma ótima forma.
Coloque-os em ordem alfanumérica. Primeiro títulos começados por números de forma crescente, depois passando para o alfabeto.
Mais uma vez os livros de séries ficarão "espalhados", mas pode organizar pelo título da série, aí sim, ficarão juntos.

#3 - Por autor
Organizado por ordem alfabética, também.
Nessa modalidade, você pode separar autores nacionais dos internacionais, assim, lembrará de prestigiar as mega obras brasileiras.


#4 - Por gênero e editora
Suspenses, terrores, romances, policiais, administração, finanças, não ficção, históricos, infantis, infanto-juvenis...
Simultaneamente, junte os publicados pela mesma editora.
Este modo é bem livre.

#EXTRA
Uma dica que não pode passar e que vale para complementar as outras é a organização por tamanho.
Comece pelos livros maiores e mais grossos até os menores e mais finos.

São dicas bem simples, mas que podem te ajudar.
Você pode colocar DVDs e jogos também, se quiser. Fica muito legal!
Outra coisa super legal é enfeitar sua estante. Nada de deixá-la lambida.

O negócio é enfeitá-la!

Você pode colocar bichinhos de pelúcia, action-figures, bonequinhos, cartões, paper-toys... o que quiser.
Só não coloque tantas coisas que te impeçam de retirar, ou até mesmo de ver, os livros.


Mas, acima de tudo, você deve olhar sua estante, ou livreiro, ou cômoda e se sentir bem da forma como seus livros estão expostos.
Digo isso porque coloquei e tirei os livros do meu livreiro umas 5 vezes até ficar perfeito.
As pessoas olhavam e diziam "O que mais você quer fazer aí? Já está ótimo!". Eu sabia que não estava. Precisava criar uma harmonia entre os livros. Escolher o local certo de cada um.

E assim o fiz.

Complementando o tema de organização, você sabe como ter seus livros sempre com cara nova? Leia aqui.


E você, como organiza seus livros?
Alguma dica a mais para acrescentar?

O post te dá o assunto. O papo é aqui em baixo.
Comente. :D
Rafael

Leia outras Dicas Daquela História clicando aqui.

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

19 comentários:

Eu organizo por autor, acho mais fácil de achar depois...

bj

hahaha, eu sofro de TOC, então não posso deixar os livros de alturas diferentes juntos. (brincadeira, é frescura, mesmo) xP

Beijo!

Aaah, eu acho lindo essa organização por cor. Mas acho que eu teria dificuldades para me localizar, HAUSHAUSHAUSH.
Mas adorei as dicas!

beeeijos ;*

Adorei as dicas, mas ainda vou decidir de qual jeito vou arrumar os meus! rs

bjuss

Jéssica e Lana,
Huahuaha, com certeza ficaria perdido, mas que fica bonito, fica.
Arrume do jeito que se sentir bem. ;D

Minha estante é super parecida com a tua! Mas é marfim! Hoje organizei mais uma parte dela. Estou passando pro computador, em planilha, todos os meus livros e os que já li.

Muito bom o post!
Beijos!

Sério? Você precisa nos mostrar num vídeo, Nine.
Olha só, super organizada!
Faço isso no Skoob, mesmo. ^^

Beijos!

Ei Rafael, ótimas dicas. Eu num tenho tantos livros (ainda), mas organizo o meu dos maiores para menores. Os meus tão bem guardados dentro do armário, tenho que comprar um estante quando num couber mais. =P

Vc poderia dar uma olhada numa resenha minha, gostaria muito que comentasse, ta aqui :http://migre.me/35qgq
Agradeço

Até mais!

Ah, mas o que vale é a intensão!
O livreiro é muito útil e praticamente não entra pó. *-*

Me desculpe não ter lido suas resenhas. Agora tenho todo o tempo do mundo. (férias)

Abraço!

Oi, Rafael,

Como trabalho em uma livraria acabo lendo os livros do acervo e comprando bem pouco, mas os que compro 'moram' no meu guarda-roupa. Disputam espaço com os jean e camisetas! rsrsr

Beijo.

Obrigada por visitar o Livros, bobagens e guloseimas!

Você trabalha em uma livraria, Miriam? *__*
Hahaha, fica com um ar contemporâneo, então. ^^

Obrigado, seja bem-vinda!
Beijo

Eu organizo por autor e tnto deixar mais ou menos por ordem de tamanho


adorei sua estante

http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

Por autor, que legal!
Pensei e até comecei a arrumar meu livreiro assim, mas os tamanhos iam ficar muito diferentes.

Obrigado. :D
Beijos

Eu organizo meus livros por autor e tamanho. Gosto de dxar td alinhado. Fico olhando pra ela o tempo todo e sempre faço algum retoque.

Amei tua estante! ^^

@Sheylla ♥,
Que legal! Bem organizado!
Essa foto já está desatualizada, está mais entupetada, hahahaha! *___*
Obrigado.
Coloque uma foto da sua no Twitter. *-*

Beijos!

Bom, eu ainda nao tenho taaaantos livros, mas vou comprar uma estante porque meu guarda-roupa está quase regurgitando tudo! hehe'.
Um dos meus sonhos é ter todos os livros que eu ja li, por isso estou comprando aos poucos porque a maioria que li eu pegava da biblioteca. Gente eu sou apaixonada por estantes! Todas taaao lindas cheias de livros... Ahh... Um dia eu vou ter uma mini biblioteca em casa.... Ahh se vô.. Daí vou poder usar essas dicas de coomo organizar! Yeeah !

Beijinhos ' Ameii as estantes...' ")

@Beatriz Gosmin,
Tem cada estante legal, agora!
Viu a da Mari, do Psychobooks, que pega a parede toda? Bem diferente!
Quando tiver, mande uma foto. ^^

Beijos

Achei lindas essas estantes que você colocou como exemplo!!
Eu já fiz de tudo >< Organizei por título, autor e até mesmo cor >.< Mas, atualmente, eu estou com um sério problema de espaço :( O melhor que consigo fazer é "organizar-de-forma-que-caiba-tudo-na-estante" =(

Organizo os meus por tamanho também! rs'
Do lado esquerdo, ficam os que eu não li. Do direito, os que eu li. :)

Ótimo post!
Beijinhos, :*

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails