22 de novembro de 2010

Resenha: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Título original: The Hunger Games
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400

Sinopse:
Primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, Jogos Vorazes ganhou elogios de Stephen King e Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo. A história se passa na nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

A sinopse já explicou o básico para que entendam minha resenha.
O mundo literário (ou seria a blogosfera litetrária?) ficou extasiada com o lançamento nacional de Jogos Vorazes. As pessoas diziam o quão maravilhoso é o livro. Ainda os que sabem bem a língua inglesa, compraram os outros dois seguintes para chegar logo ao fim da saga.

As pessoas ficaram simplesmente malucas por Katniss e Peeta.

Eu não fui nada diferente, tanto que fiz de tudo para conseguir o livro, hahaha! E consegui ganhá-lo numa promoção da própria editora criando um Book Trailer. Você o confere aqui abaixo.



Quando o livro chegou, claro, pulei toda a fila de livros para lê-lo o quanto antes.

Este é dividido em três partes:
Parte I - Os Tributos
Parte II - Os Jogos
Parte III - O Vitorioso
No início há a apresentação de Katniss e sua vida no Distrito 12 com sua mãe, irmã e Gale, seu melhor amigo.
Chegado o dia da Colheita, todos do Distrito se reúnem e os nomes dos dois tributos são sorteados.

A cada ano, a partir dos 12 anos de idade, os adolescentes são obrigados a se inscrever nos Jogos, mas, se a família precisa dos grãos oferecidos pela Capital para sobreviverem por mais um tempo, os jovens devem trocá-los com mais uma inscrição. Cada uma delas é cumulativa, ou seja, quanto mais velho, mais chances tem de ser escolhido.
Prim, a irmã mais nova de Katniss, acaba de fazer 12 anos e é escolhida para participar dos jogos neste ano, no entanto, Katniss impede que ela participe e oferece-se para jogar. O outro tributo é Peeta, o filho do padeiro.

Ambos são levados para a Capital e passam por processos de embelezamento. Devem, durante a apresentação pública, cativar os patrocinadores para ganharem coisas que lhes possam ser úteis.

Os jogos começam.
24 adolescentes num terreno de campo e floresta. Começa com uma grande chacina e a luta pela sobrevivência.
Não vou contar mais nada -para não acabar com a graça. Vá ler!

Comecei super empolgado! E é assim mesmo que se deve começar.
Sim, é muito bom!
Eu DUVIDO que você sinta vontade de parar lendo só 10 páginas. Isso non-ecxiste!

A narrativa é contada em primeira pessoa. Katniss analisa toda a situação para agir da melhor forma. Sabe que o que fala ou faz pode ser crucial para 'entreter' a população que acompanha em casa os Jogos Vorazes pela TV. A maior e pode-se dizer única motivação para que ela siga viva é Prim.
"- Não me importo se ficarmos ricas. Tudo o que quero é que volte pra casa. Vai tentar, não vai? Tentar mesmo, mesmo, mesmo! - pergunta Prim.
- Mesmo, mesmo, mesmo. Eu juro que vou tentar - confirmo. E sei que terei de tentar. Por causa de Prim."
O grande trunfo de Suzanne Collins é a criação deste mundo hostil de Panem. A Capital e seus governadores autoritários. As regras dos jogos e o que levou a sua criação. Como as pessoas vêem os jogadores e como a Capital vê os jogadores. E mais ainda, o essencial, como Katniss e Peeta vêem a Capital e decidem que tudo isso têm que ter um basta.

De toda a obra, sinceramente, a Parte II, os jogos propriamente ditos, foi morna. Nada extraordinário.
Já as outras duas partes são sensacionais. Totalmente politizadas, mas Katniss mostra o que realmente é tudo aquilo.

Eu não achei, na realidade, que o livro seja tudo isso que ribombou pela internet. A história é muito boa. Genial, na verdade, mas o livro não há nada demais. Acho que fui com muita sede ao pote, só isso. Talvez Catching Fire e Mockingjay sejam realmente mais brutais e sanguinolentos, mas com certeza indico totalmente a leitura!

Leia, porque vale a pena!
Sim, vou ser chato na classificação deste livro.  :)





Leia outras resenhas (todas sem spoilers) da série Jogos Vorazes:
[ 1 ] Jogos Vorazes
[ 2 ] Em Chamas
[ 3 ] A Esperança


Jogos Vorazes pode ser encontrado nos seguintes sites:
Submarino.com.br

Em Chamas pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob
Submarino.com.br



A Esperança pode ser encontrado nos seguintes sites:
Skoob
Submarino.com.br



Você pode comprar os dois primeiros livros juntos:
Submarino.com.br

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

17 comentários:

Pena que vc não quis participar...
Pode comprar com o valor que for ou dar um de casa mesmo, desde que esteja em bom estado... mas enfim..

Obrigada pelo convite, mas já estou em amigos secretos demais...rs
O orçamento não aguenta.

bj

Roberta,
Ah, mas muito obrigado pelo convite! Espero poder participar no ano que vem!

Hahaha, imagino!
Beijos e ótima semana.

Quero muiiito esse livro. Acho a estória super legal. Só que assim como os outros da lista ainda num deu pra comprar aff. Mas em fim, tenho logo que adquirir ele ou ganhar em promo. =P
Ótima resenha.
o/

É verdade, Ítalo, é bem legal, sim!
Você vai gostar. ^^

Rafael!! Tô de mal pra sempre #birrenta

Como assim 4 estrelas? E como assim "O Jogo" é morno!! ahahhahahhaahahahaha

Brincadeira à parte, cada vez que leio uma resenha tua, meu queixo cai! Eita menino que sabe escrever e passar emoção!!

Beijos, seu lindo!

Hauhauhauha, Alba!
Nha, eu achei #ODoContra

As melhores partes são a primeira e a terceira. Faltou o sangue que todos comentavam tanto. rsrsr

xP
Bom, semestre que vem tem o Catching Fire. Vamos ver.

Beijão, Albaa! =*

"A história é muito boa. Genial, na verdade, mas não há nada demais."

Espera? Como assim?
A história é genial, mas ao mesmo tempo não tem nada demais?

Isso é meio complexo. Sério.

Melhorou?
A história geral, com tudo que a Suzanne imaginou, é excelente, mas o livro não expôs da forma que imaginei que fosse: totalmente sanguinolento.
Talvez os próximos sejam melhores nesse sentido.

:)

obrigada pelo aviso! quando eu for ler, vou tentar não ter taaaaaaantas expectativas com JV =D

@bibs,
Haha, verdade. Se espera muito sangue e brutalidade, talvez, mas, olha, VALE A PENA ler Jogos Vorazes!
;D
Ótima semana!!

Para e pensa numa menina que nunca ficou tão obssecada por um livro, e e o está neste momento. Sim eu quero tanto ler este livro, nao sei porque, acho que de tanto que eu o via por aí e o julgava sem ao menos ler a resenha, agora que o conheço melhor estou possessivamente atraída por ele. Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos! Beijinhos Rafael !

@Beatriz Gosmin,
Aposto que vai adorar, Beatriz!
Não vai desgrudar dele. E quando terminar, me diga o que acho! ;D
beijos

Li no FDS. Eu gostei bastante. Mas achei os jogos mornos.rs Me falaram que eram taoo pesados, etc. Esperava mais ação...

Ahh, é um otimo livro! Gostei bastante. Os personagens sao muito bons. Qro ver como vai ser o filme...

Quero muito ler o proximo!!

@Sheylla ♥,
Viu, só, Sheylla. Mais você que concorda comigo.
O livro em si é ótimo. Ansioso por Catching Fire! o/
Beijos

Nossa, esse é o melhor livro que eu encontrei após a série Harry Potter. Prende a gente do começo ao fim e mesmo a narrativa em primeira pessoa/presente não passa apenas de um detalhe.

Quero muito ler o último. Como não sei inglês tão bem assim, tenho que esperar pelo lançamento da Rocco mesmo.

:D

Tiago,
É muito bom, MESMO! Estou louco por Em Chamas, sempre tão caro (Volta 14,90!).
Fico na mesma situação, de esperar os lançamentos nacionais. Mas a tradução é ótima, não tenho do que reclamar, porque há livros que é visível a tradução da frase e fica tão artificial.

Abraço!

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails