3 de outubro de 2010

Resenha: Cartas Ao Harry Potter

Título: Cartas Ao Harry Potter
Título original: Kids' Letters to Harry Potter
Autor: Bill Adler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 190

Sinopse:
Em uma coletânea muito especial de cartas de crianças de todo o mundo, fãs do muitíssimo popular Harry Potter compartilham com seu herói e mago seus segredos, sonhos, preocupações e fantasias. Para esses jovens leitores, os livros de Harry Potter tornaram-se senhas e portas de entrada para um mundo de magia e de aventuras extraordinárias. Porém, conforme as cartas e entrevistas neste livro encantador mostram, foi no próprio Harry Potter que as crianças descobriram a magia ainda mais incrível — a amizade.
Em Cartas Ao Harry Potter relembrei das várias horas e dias que passei lendo a saga desse personagem tão especial que mudou o rumo da literatura fantástica no mundo. BOOOOOM!
J. K. Rowling nos fez gostar de ler, nos fez amar a leitura, com esse bruxinho e suas peripécias se posso chamá-las assim.
Hey, diga aí: qual foi o livro que você devorou com mais de 250 páginas ainda criança? Sim, foi Harry Potter!

Bill Adler recebeu cartas, cujo destinatário era o Harry Potter, de todas as partes do mundo. As crianças dizem o que gostaram, o que mudariam, que adorariam ser seus amigos, seus desejos... Qualquer coisa que você imaginar, essas crianças perguntaram. Ri muito com algumas, porque é simplesmente impossível resistir! As mais divertidas são as de "amigos" de Hogwarts e sugestão de feitiços e poções, hahahaha! Quanta imaginação!
Há ilustrações, de página inteira, por todo o livro com seres mágicos.
Um detalhe que tenho reparado é a diagramação e as fontes -perfeitas. A fonte das cartas é engraçada, tem as letras tremidinhas e redondinhas. :D

Cartas Ao Harry Potter foi lançado, originalmente, em 2001, então, o último livro da saga lançado era O Cálice de Fogo e A Pedra Filosofal -o filme- estava sendo feito. A editora Novo Conceito lançou este no Brasil em 2007 e para isso, por meio de um concurso, escolheu cartas de brasileiros para integrar à sua versão -eu achei fantástico!

São váááárias cartas, com algumas seguidas de uma entrevista com o remetente, em que Bill perguntava o por quê de as crianças gostarem tanto de Harry Potter; qual poder e item mágico elas gostariam de ter; personagem preferido; sugestões para J. K. Rowling.

Provavelmente ela leu e acatou a sugestão da maioria, porque realmente aconteceu! \O/
"Caro Harry Potter,

Você gosta de morar com os Dursley? Por que vo cê não joga um eitiço no Duda para ele  virar seu criado? Acho que a sua escola deveria ter uma matéria nova, Defesa Contra Criaturas Perigosas. Você gosta de ter um falso criminoso como padrinho?

Seu amigo,
Kegan
Columbia, Tennessee"
Mas acho que a pergunta crucial era: "Ler Harry Potter fez você gostar mais ainda de ler? Por quê?".
As respostas são sempre sim. É incrível como um mero livro (com o perdão da expressão) pode ter influenciado tanto as várias gerações.

Minha mãe passava pelas livrarias e me mostrava "Olha, o Harry Potter e a Pedra Filosofal! Deve ser legal!" e eu acentia com a cabeça. Só o conheci após assistir o primeiro filme e me encantar ao 9 anos de idade. Ganhei o livro. Foi aí que tudo começou.

Sim, eu esperei ANSIOSAMENTE minha carta de Hogwarts no dia do meu aniversário de 11 anos! Fiquei deprimido por não ter recebido, óbvio, mas aquela situação era tão mágica!
Oras, você me entende, tenho certeza. E fã sente isso mesmo. Fiquei alucinado, na verdade, hahaha!

Ótimos tempos, aqueles em que havia livros a se esperar os lançamentos. ^^
"Caro Harry Potter,

Você vê o dragão chefe? Você vê aranhas gigantes? Você vê dragões de sete cabeças? Você vê jacarés? Adoro todos os seus livros!

Seu amigo,
Brennan
Columbia, Tennessee"




Você também esperou a cartinha de Hogwarts?
Comente!  ;D
__
O blog Lembra Daquela História? realizou a promoção deste livro.
Se pudesse escrever uma carta para o próprio Harry Potter, o que escreveria?

A resposta vencedora foi...
Querido Harry!
Mesmo tão longe você deve imaginar como mudou a vida de muita gente. A minha foi uma delas. O que poderia ser só mais uma atividade de aula, passou a ser uma paixão. Tudo começou a ganhar mais vida e imaginação. Ler passou a ser um prazer e descobrir os mistérios que envolvem nossa vida também. Buscar pelas respostas. Assim como você busca a sua. Nem sempre é feliz e nem sempre é como imaginamos, mas a determinação e a esperança de que tudo pode ser melhor futuro nos mostram como é importante sempre seguir em frente.
Parabéns, Janine Aparecida Bastos Stecanella!
;D

Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

20 comentários:

Sou LOUCA pra ler os livros de Harry Potter! Amo os filmes, mas sei que mesmo os filmes sendo ótimos mas preciso muito ler o livro xD hahaha
Já tinha ouvido falar de três livros extras da série, todos da J.K. Rowling, mas com pseudônimos, esse não.. xD hahaha
Mas me interessei =)
Ótima resenha! ^^
Beijão Rafael
Gabi, A Bookaholic World

Você não leu HP? \O/
Leia todos! A riqueza de detalhes é incomparável aos filmes, óbvio. Muitas coisas nos filmes são diferentes dos livros e você vai perceber essa diferença!
Os outros, "Quadribol Através Dos Séculos", "Animais Fantáticos E Onde Habitam" e "Os Contos De Beddle, O Bardo" são dela, mesmo. Ainda me falta os dois últimos. ^^

É obrigatória a leitura de Harry Potter!
Obrigado, Gabi.

Beijo e ótima semana!

Harry potter é vida. <3 HAHA
Sério, sou como a maioria: só tomou gosto pela leitura, por causa de HP.
E parece que com os filmes, só tornou mais mágico ainda.
Eu ja tinha visto esse livro, mas nunca comprei. Me interessei por ele, deve ser engraçado mesmo; HEUOHEUEHO

:*

@hey_deeds

"Harry Potter é vida." HuHAuAHuHA! Pode ter certeza.Uma revolução, na verdade. [me senti meio RPM, agora xP]
Se você for fã, vale a pena ler este livro. É legal e simples!

Beijos e ótima semana!

"Você vê jacarés?" HAHAHA Eu ri com isso!
Pelo que posso imaginar, o mínimo que o livro nos desperta é nostalgia. Realmente, relembrar das histórias lidas é fantástico!
Adorei a resenha, e agora o livro me chamou atenção HAHAHA

Com certeza. Até me arrepiava ao lembrar certas passagens que só têm nos livros. Eu achei fantástico!

Obrigado, Mellory!
Tenha uma ótima semana, beijos!

E não posso falar muito pois nunca li nehum livro do HP e acho que nem pretendo(não me leve a mal).
Mas como já façei uma vez pra vc Rafael,eu entendo como é essa ânsia pelo filme a lástima por acabar a série. ToT
Ri muito : "Sim, eu esperei ANSIOSAMENTE minha carta de Hogwarts no dia do meu aniversário de 11 anos! " ahsaishaih
Ótima descrição do livro!!
o/

Não pretende? Como você pode? HAUHAHAUA!
Brincadeira. xP

Ah, se você gosta de HP, leia sim, vai ver que os filmes são bem diferentes. J. K. Rowling é perfeita. S2

Sim, eu esperei, ué. xD

Ótima semana, Ítalo!
Abraço! :D

Awwn que fofo! Não sabia que tinha um livro desses xD Bom, eu não esperei cartinha nenhuma ;P (a chata, né? HAHA) Mas digamos que eu tenha crescido com Harry Potter e eu desejava mais que tudo no mundo ser a Hermione LOL

Só tenho a agradecer à querida J K Rowling por ter inventado um mundo tão maravilhoso :DD (agora só preciso conhecer o Parque do HP nos EUA XD)

É, somos privilegiados por termos acompanhado a adolescência de Harry Potter paralelamente à nossa. E isso é *fenomenal*!

J. K. Rowling é especial!
Qual será o livro que ela tanto escreve que nem tem tempo para twittar? õ.O

Beijos e ótima semana, Liss!

Nossa, não sabia que havia esse livro! Me interessei muito.
Harry Potter, com certeza, fez parte da minha infância/pré-adolescência/adolescência. Haha.
Beijos!

Oi Marília!
Muita gente que gosta ou *ama* Harry Potter deve ler "Cartas Ao Harry Potter". É nostálgico, como a Mellory disse. :D

Beijos e ótima semana!

Nossa adorei!!! Mais um livro para a minha lista.
Eu sinto tanta saudades de Harry Potter. Que depois do último filme vou entrar em depressão.
Ainda não tenho os outros três livros adicionais da série, mas vou comprá-los juntos com esse.
;D

Vale a pena!
Depressão Pós-Potter
E é sim, poxa, J. K. nos fez crescer com ele! Quem nunca se identificou com alguma coisa?! Impossível.

Vai gostar, Etiene! :D
Beijos e ótima semana.

Harry potter é meuu tuudo, souu uma fã maluuca, e acredito que a magiia existe pra quem crê nela assim como eu! arry potter vaii ficar pra sempre!

Com certeza, J. K. Rowling foi a propulsora do que somos hoje em releção à leitura mundial.
O tão bem falado "Cidade Dos Ossos" não existiria, afinal, a autora escrevia fanfics de HP. Isso a levou a criar um próprio universo.

;D
Ótimo fim de semana, Beatriz!

eu sooou paizonada, muito apaixonada por Harry Potter msm ! Vou semana que vem a Disney só para a abertura do Parque O mundo mágico de Harry Potter ! Ver eles de perto deve ser o máximo !

@clara,
Uau, que incrível! \o
E que sonho.

Mande umas fotos, depois. ^^
Boa viagem!

Amo!
Desde criança que acompanho os livros e os filmes todos. Sou completamente doida. Já antes de HP eu gostava de histórias de bruxas a voar nas vassouras e a fazer feitiços com a varinha na mão. Depois surgiu HP, um sonho tornado realidade.
E sim, não foi o único viciado em HP que esperou receber a carta de Hogwarts :b Eu também esperei!
Vou ficar de rastos quando o último filme chegar... Mas para mim não vai ser o fim de HP. As fanfics que existem na internet são uma espécie de companheiras, que evitam que o mundo de HP fique no esquecimento.
HP é minha inspiração, minha fonte de animação :D

Ainda esperamos, né? :P
O "fim" vai ser muito triste. E o cinema tem a arte de apresentar o que apenas imaginamos. Estou até prevendo a choradeira no final.
Comecei a ler algumas fanfics ótimas, também. Recomendo aos fãs.
Obrigado pelo comentário!

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails