26 de setembro de 2010

Resenha: Cotoco, de John van de Ruit

Título: Cotoco - O Diário Perversamente Engraçado de um Garoto de 13 anos
Título original: Spud
Série: Cotoco
Autor: John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Páginas: 389

Sinopse:
África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato.
Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil.
Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Já tentei ler outros livros em estilo diário, mas nunca fui muito longe. Cotoco superou minhas expectativas: a história é boa demais para querer abandoná-lo.
Impactantemente, vou falar da capa. Bem, ela não é das mais bonitas com estes tons de marrom, haja vista que a capa americana é completamente diferente. Há quem goste mais, mas, querendo ou não, prefiro a nossa, tradicional. É bem mais a cara do livro -pode ter certeza!

Isso parece High School Musical, eca!
Em Cotoco, a coisa é muito mais hard-extreme que HSM.
John Milton é provido de um pai louco, uma mãe maluca e uma vó gagá. Aliás, não há um único personagem que se salve neste livro (e olha que não são poucos)!
O livro começa no dia 17 de Janeiro às 4h30 e o ano é 1990 - John Milton vai para o internato.

Ele tenta ser um garoto normal, na dele. Quem diz que os outros querem ele assim? Logo se torna escravo do monitor da turma, leva trotes, botam-no no time de rugbi, de críquete. A única coisa que Cotoco realmente faz por conta própria é se inscrever para a seleção do teatro, no papel de Oliver. Quando crescer, quer ser guerrilheiro e deseja conhecer Nelson Mandela.

Aliás, a trama não é focada em fatos históricos (eu agradeço!), mas há algumas citações sobre a libertação, os ideais, de Nelson Mandela, o Apartheid, e o pai de Milton é um personagem interessante, pois é totalmente a favor do Apartheid e mostra o medo que tem de negros e o que eles poderiam fazer -imagino que não seria diferente em 1990, na África do Sul.

Passa por conflitos amorosos hilários e tensos!
Os Oito-Loucos, como Cotoco e seus amigos são auto-apelidados, são adolescentes tipicamente infantis -o ar da graça. Tentam, além de tudo, desvendar o mistério da morte do professor Macarthur... enfim, tem muuitas coisas mais!

Minha experiência com o livro foi diferente.
Comecei a lê-lo sem entusiasmo, influenciado pela capa. Daria 2 estrelas.
A história continuou, John Milton me surpreendeu mais um pouco. Daria 3,5 estrelas.
As páginas passaram e o tempo também. Coisas aconteceram freneticamente e me surpreenderam, me deixaram boquiaberto, me fizeram rir muito, me tiraram algumas lágrimas, me deu aperto no coração. O livro acabou. A média final de estrelas você vê no final do post.
"Cheguei à conclusão de que sou uma ilha de sanidade carcada por um mar de gente maluca. Por outro lado, é exatamente isso o que diria um maluco de hospício. A todo instante me pego olhando no espelho à procura de sinais de loucura: um olho que treme,  um fiapo de espuma que escapa da boca."
O professor de inglês, Guv, indica vários livros para Cotoco, como Ardil 22, Uma Estação Branca E Seca, O Velho E O Mar, e nada mais, nada menos que O Senhor Dos Anéis. Bem sempre tive problemas com esta história (certa repulsa), mas se até Cotoco leu e adorou, por que eu ainda não li? Pois bem, no mesmo dia aluguei A Sociedade Do Anel na Biblioteca e já estou aguardando meu exemplar chegar. *-*

A parte mais incrível disso tudo é saber que Cotoco é uma série e que os próximos livros já estão escritos. \O/


Fiquei chocado ao encontrá-los prontos e à venda no site oficial do livro.



Você já leu? Quer ler? Ficou curioso?
Pois deixe seu comentário.

;D
Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

10 comentários:

Só pela capa eu já tinha pensado: "Que meleca de livro é essa?!" (maaas pela capa americana, de repente eu até comprasse; o menino é mais bonitinho HAHA) Mas enfim a sinopse não me chamou a atenção e não acho que seria um livro que eu ia ADORAR ler (não faz muito meu estilo :S)
Mesmo assim adorei sua resenha! *-* Parece que você se divertiu bastante com o livro haha

Nããão, não vá pela sinopse!
Foi uma leitura diferente do que estou acostumado. Como disse, não esperava muitas coisas não. Só lendo para saber o que John van de Ruit quer mostrar em sua obra.

Confesso que quando vi a Intrínseca "fazendo a festa" com o lançamento desse livro fiquei curiosa. Porém quando vi a capa já desinteressei...
Mas já li resenhas e pelo jeito notei que é muito engraçado. A sua contribuiu muito para eu querer ler esse livro agora xD
ótima resenha!
Beijos, Gabi.
A Bookaholic World

Gabi!
É divertido, confesso.
Estou sentindo muito tê-lo terminado, pois lia todos os dias as aventuras de Cotoco e, de repente, acabou. =O

Quero os próximos logo!
Beijos e ótima semana. ;D

Quero muito ler esse livro!!
Só que ainda não deu,o meu ainda ta na loja =X
Que capas horríveis,eu prefiro mil vezes a nossa.
Eu vejo muita gente falar que não vai gostar,mas ta aí vc foi outra prova Rafael. =P
o/

As capas são feias, mas o conteúdo é o que conta em Cotoco.
Muito divertido. ^^

Exatamente. Se eu não tivesse ganho da Intrínseca, dificilmente pegaría-o para ler. (Y)
E fui relutante no começo.
Mas o resto você já leu hauhaha

Grande abraço!

Já li várias resenhas positivas desse livro. Aliás, acabei de sair do blog da Karlinha e ver a opinião dela, que é praticamente igual à sua!

Resultado: Estou aqui com uma pilha de livros pra ler, e NENHUM me chama a atenção, porque vc e a Karlinha me envenenaram falando de Cotoco... =´(

hahahahahahahahaha

Beijos RAfa!!!!

Hahahaha!
Alba, melhor providenciar o seu logo. ;D
Sério, você vai adorar!
E vou querer a sua resenha.

Beijos, Alba, ótima semana.
^^

Me interessei pela capa, e quando li a sinopse fiquei com muita vontade de ler! Ja que amoo dar boas risadas! (Ainda nao li =/).
Eu pensei que tivesse um contexto historico beem maior. Mas que bom que nao teve. Poderia ficar um pouco cansativo.

Nossa. Nao sabia q era uma serie (que legal)rs.


Indico:

Diario de um banana (Jeff Kinney) é suuper legal. Muuito fofo. Ameii.
Manual de Sobrevivencia familiar (Ivan Jaf) nao é diario necessariamente, mas quase. È simplesmente fantástico.

@Sheylla ♥, eu que não gosto de História, agradeço, hahaha!
Mas é muito bom!!
Sabe quado você não dá nada para o livro e, de repente, se torna um dos favoritos?
Cotoco.

Diário De Um Banana eu já vi (mas não li) e o Manual De Sobrevivêcia Familiar não conheço. Vou dar uma procurada. ^^
Beijos

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails