18 de agosto de 2010

Resenha: Série Jovens Detetives

Título: Mistério no Castelo Toca-Do-Lobo
Título original: Detektivspiel auf Burg Wolfseck
Série: Jovens Detetives
Autor: Friedrich Scheck
Editora: Ática
Páginas: 82

Sinopse:
O imponente Castelo Toca-de-Lobo - com sólidas paredes, torres gigantescas, salas imensas e sombrias, espadas e armaduras - corre perigo: suas valiosas peças estão sendo roubadas. Quem será o criminoso?
Zás-Trás, Lisa e Watson, que não perdem uma oportunidade de bancar os detetives, estão de olhos bem abertos a tudo o que acontece no castelo.
Participe dessa investigação ajudando Zás-Trás e seus amigos a seguir as pistas. Mas fique atento, pois tudo pode levar ao culpado: fotografias, objetos perdidos, charadas...



Título: O Hóspede Suspeito
Título original: Detektivspiele
Série: Jovens Detetives
Autor: Friedrich Scheck
Editora: Ática
Páginas: 98

Sinopse:

Duas semanas tomando conta da casa da tia Júlia, sozinhos, no encantador Bairro dos Poetas e, ainda por cima, saboreando as deliciosas guloseimas de dona Laura, a bondosa vizinha da tia. O que mais Marcelo e Espeto poderiam esperar de um emprego de verão?
Mas um acontecimento inesperado tira a tranquilidade dos dois amigos: a pousada da mãe de Espeto corre perigo! Um hóspede muito estranho ameaça o sossego do lugar. Espeto corre para lá e não perde o sujeito de vista, enquanto Marcelo fica no Bairro dos Poetas e acaba encontrando pistas que podem incriminar o hóspede.
Com a ajuda de clarinha, os meninos acabam desvendando um caso para detetive nenhum botar defeito.

Estes foram os outros dois livros da minha prima que li antes de presenteá-la [obrigado, Vi  ;P].
Os livros da série Jovens Detetives são infanto-juvenis e tem como característica incluir o leitor na descoberta dos casos. Praticamente a cada página tem alguma atividade, seja ela descobrir o que tem de diferente na imagem, ligar pontos, achar uma pista ou pessoas procuradas, ler uma mensagem em códigos, entre outras, todas bem boladas.

"No escritório de sua mãe, Espeto descobriu que ainda estava lá o papelzinho com a anotação: Senhor Lopez, 22-2671!
Mas, nas costas do papelzinho, havia mais uma anotação.
Que anotação era essa?

USÓU MACEITAS
IQUARTOL
OCOMA
AVISTAR
APARAS
NAS URUAS

Corte a primeira e a última letra de cada palavra para descobrir o que está escrito no papel."
[trecho de O Hóspede Suspeito]

Aí, por conseguinte, começam-se os "apesares". Apesar de a proposta to livro ser esta, o que realmente acontece, as histórias são muito superficiais, o que me irritou. As personagens de ambos são mini-gênios detetives, sabem tudo! É incrível como eles seguem pistas e desconfiam das pessoas certas, sem falar do poder que eles tem de desvendar absurdamente fácil os enigmas do leitor. \o/
Agora, os finais são ridiculamente sem-graça. O livro todo conta uma história, como já disse antes, superficial. Os fatos acontecem muito rápido. A conclusão do caso se tem em um parágrafo e o livro acaba -fim. Como assim?!

Okay, o livro é infanto-juvenil, que eu tinha que ler e criticar, certo? Errado! Que graça tem a criança se empolgar tanto e ter um final de algumas linhas?
Enfim, são boas leituras, mas não se empolgue tanto como eu.
:|



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

4 comentários:

Eu odiava quando lia livros, tinha todo aquele suspense e expectativa durante o todo e o final era "sem graça" :/
Eu entendo sua frustração. E aliás, ótimas resenhas; eu acho até que já li esses livros, mas não tenho tanta certeza... eu não confio muito no meu poder de lembrar das coisas xD hahaha
Beijos, Gabi

Obrigado, Gabi!
Sim, é frustrante, hahauhua\o/
Acho que infanto-juvenis são mais propícios a frustrar o leitor. xP

Beijos!

Eita,pela sinopse parecia legal,mas depois da resenha... odeio também quando os livros tem esse final assim : "hã?, já?" . Uma pena você não ter gostado.
o/

Isso é muito *chato*. ¬¬
Engraçado é que a história corre bem, até, mas chega no desfecho, acaba bruscamente!

Ódio.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails