3 de julho de 2010

Resenha: O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

Título: O Ladrão de Raios
Título original: The Lightning Thief
Série: Percy Jackson e os Olimpianos - Livro 1 
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 387

Sinopse:
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema, Percy Jackson, é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Direto ao ponto: eu adorei este livro!
Tem tudo para agradar a qualquer leitor: é divertido, intenso, interessante, personagens carismáticos, ótima narrativa. A leitura é super rápida (pelo menos para mim foi), apesar de quase 400 páginas. Eu achei incrível.

Um ponto crucial: me desculpem, mas é inevitável a comparação com Harry Potter, principalmente para fãs pottermaníacos. Isso são é ruim. São histórias diferentes, com personagens diferentes, em situações diferentes, só a estrutura é parecida. Assim como em Harry Potter, temos dois meninos, uma menina, um tutor e um acampamento para semi-deuses.

Enquanto lia, a cada dia, comparava a história do livro com a do filme que meu colega, Vagner, assistiu. Veja bem, a história, por mais que adaptada, não precisa sofrer mutações irreversíveis! Só por nossas conversas, percebi que o filme ficou, descaradamente, um lixo. Mudaram inúmeras sequências, adicionaram monstros, pularam excelentes partes... Aquela história de sempre. Com Harry Potter, o mais marcante, que me lembro foi tirarem o Dobby dos filmes. Em O Ladrão de Raios, cortaram a história pela metade.

Estou muito ansioso para continuar a saga de Percy Jackson -ainda bem que já tenho os outros aqui.  xP
O Último Olimpiano, fim da quintologia, será lançado este mês.






Leia outras resenhas da série Percy Jackson & Os Olimpianos :
[ 1 ]  O Ladrão De Raios
[ 5 ]  O Último Olimpiano
[ * ]  Os Arquivos Do Semi-Deus



O Ladrão de Raios pode ser encontrado no seguinte site:
Submarino.com.br



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

2 comentários:

Nossa preciso ler urgente.Me disseram que era um lixo o filme comparado ao livro(mas a pessoa que me contou ouviu de uma outra pessoa sabe , eu nao vou com a cara desta pessoa e pensei que estava mentindo ),mas lendo o blog refletir e tomei a decisao que vou ler o livro mais rapido possivel, ja que eu tenho ele.Acho que irei me decepcionar com mais um filme que foi adaptado de um livro =(

@Bianca Prado,
Adaptações para o cinema nunca são como os livros (já me conformei).
Mas posso falar que eu, depois da resenha, assisti ao filme e gostei bastante!
Claro que pularam partes, mudaram várias coisas, mas como "adaptação", ficou bom.
Os livros são ótimos. Estou lendo o segundo, O Mar De Monstros, mas já tenho a coleção toda. *-*
Rick Riordan é um excelente escritor. Pode-se dizer que ele substitui nossa carência de J. K. Rowling.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails