18 de junho de 2010

Resenha: A História do Galo Marquês

Título: A História do Galo Marquês
Autor: Ganymédes José
Editora: Moderna
Páginas: 68

Sinopse:
“A História do Galo Marquês” conta a trajetória de uma criança escrava. Com apenas oito anos tem como animal de estimação um galo, desde quando este ainda era um ovo.

Alimentava-o, trocava as fraldas, viu o animal se tornar um belíssimo galo, sempre companheiro para todas as horas. Porém, um dia, todos os galos da região adoeceram, um barão desejou comer carne de frango.

Para desespero do garoto, sacrificaram o galo. A história se desenrola com o amadurecimento dos sentimentos da criança em relação a perda, morte e amizade.



O livro é de 1982 e conta, como já leu na sinopse, a história de uma criança escrava e seu galo Marquês. Para mim, este livro tem uma contextualização forte por trás.
Quando comecei a ler e descobri os livros, queria ler tudo. Ávido à leitura, minha mãe pegou emprestada uma pilha de mais de 20 livros infantis. Olhei um por um para ver qual ia ler primeiro. "Credo, que livro horrível! Não vou ler nunca isso aí.", que de imediato me recusei a ler. Não fui com a cara. Li alguns, mas aquilo ficou na minha cabeça. Lembra daquele ditado: "Não julgue o livre pela capa"? Pois é, resolvi comprovar sua veracidade e resolvi ler e pronto. Tinha uns 8 anos.
Você já descobriu o que aconteceu, senão, não estaria nem lendo este post.
A história se tornou tão envolvente que não larguei o livro. Os personagens são extremamente carismáticos e parecem próximos. O enredo, o ambiente foram excelentemente escritos. Amei-o até a última palavra. E me emocionei com o final.
Por fim, devolvi a pilha de livros. Nunca esqueci deste em especial. Fiquei anos sem me lembrar do nome, tanto que fui descobrir só ano passado, 9 anos depois.

É um livro marcante e é do tipo que nunca perde seu encanto, independentemente da idade.
Ainda quero adquirí-lo, para reler várias vezes. Se alguém souber onde vende... ^^

;D



Rafael

Rafael

Sobre o autor

Rafael Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, viciado em Internet, e adora esse mundo literário. Prefere os livros contemporâneos, mas, de vez em quando, precisa de algumas doses de fantasia.
@rafaschiabel Skoob Tumblr

9 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Esse livro foi leitura recomendada na minha escola quando cursava a 4a série. Me emocionei muito com a história e com os personagens.

Fui surpreendida pela minha mãe aos prantos!! rs. Me identifiquei com o personagem e com sua amizade por um animal!

Nunca esqueci essa leitura.

www.sejavivo.blogspot.com

Olha só!
É muito triste, mas muito mágico.
Agora que tenho o livro, vou reler o quanto antes.

Ótima semana, Vivi.

Eu sei que não tem a ver com o assunto, mas não resisti:

GAAAAAAAAAAALO!
Olê, Marques! Olê, Marques!
Nosso eterno ídolo!

Li quando tinha 14 anos e não esqueço de como me emocionei.

Acabei de fazer uma postagem sobre o Ganymedes e achei seu blog. O galo Marquês marcou a minha infância também exatamente nesta fase (8 anos). Sua sensibilidade em contar a história faz com que fiquemos tristes mas ao mesmo tempo apaixonados!!

Vou começar a ler hoje, depois dou minha opinião.

Li nos tempos na 5ª série da escola e é simplesmente fantástico esse livro! Assim como muitos outros: "As sete cidades do arco-iris","Amarelinho","Fugindo de casa","O mundo é assim Taubaté","Um dono para Buscapé","As aventuras de Buscapé" e muitos outros da série Vaga-lume que também li: "O mistério dos 5 estrelas", "O escaravelho do diabo", "Éramos seis" (outro livro perfeito), "O rapto do garoto de ouro", "Sozinha no mundo", "Tonico e Carniça", "Um cadáver ouve rádio", "Deus me livre" ... Excelentes lembranças desse tempo

Lembro que foi leitura recomendada pela escola, na 5a série em 1995. Não conclui a leitura.

Postar um comentário

Querido leitor,
Se gostou do post, ou se tem alguma ideia diferente, compartilhe conosco! :D

Related Posts with Thumbnails